PT | EN


Dar a conhecer, demonstrar e experimentar a inovação e a tecnologia nacionais foi o objetivo do TECH@PORTUGAL, que decorreu no dia 4 de julho, na Alfândega do Porto, e que contou com mais de 800 participantes. A iniciativa da Agência Nacional de Inovação (ANI), converteu o espaço numa montra do que melhor se tem efeito no país na transformação do conhecimento em inovação.

A sessão de abertura contou com a participação do Administrador da ANI, António Bob Santos, e do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que apresentou novos concursos de apoio à investigação e desenvolvimento (I&D) empresarial e à inovação colaborativa com uma dotação global de 95 milhões de euros. “Hoje temos 27,5% a mais de investimento e 49,4% a mais de incentivo público”, explicou João Correia Neves, comparando com o quadro comunitário de apoio anterior.

Foi com este mote que as entidades presentes deram início às demonstrações dos seus produtos e soluções, no espaço reuniu mais de 150 tecnologias. Desde indústria 4.0 a economia circular e a ciências da vida, foram diversas as áreas do conhecimento que estiveram representadas por Centros de Interface, Clusters, Laboratórios Colaborativos, entidades do Ensino Superior e empresas, nomeadamente startups.

Em simultâneo, foram decorrendo apresentações em painéis temáticos liderados por especialistas nacionais e internacionais, na Sala dos Despachantes e no Innovation Stage.

A Sala dos Despachantes, além de acolher a sessão de abertura, também foi o local de apresentações e debates sobre os desafios da inovação e da competitividade, o financiamento à inovação, e o Horizonte Europa. Pelo TECH@PORTUGAL apresentaram-se nomes como Ben Westmore, da OCDE, Ana Correia, da DG Investigação e Inovação, Enrique Rey, da REDIT (rede espanhola de Infraestruturas Tecnológica) ou Carlos Borrego, da Portugal-Europe R&I Network (PERIN).

Já o Innovation Stage inaugurou com o lançamento da nova edição do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação e prosseguiu com 20 oradores ao longo do dia, que abordaram temas como a iniciativa Universities of the Future, a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, as oportunidades do Horizonte 2020, e ainda a experiência das startups AgTech e as tecnologias médicas no futuro da saúde digital.

No final do dia, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, foi o responsável pelo encerramento do evento. Os participantes foram convidados a desfrutar do Sunset & Cocktail, no espaço Born from Knowledge (BfK).

O evento TECH@PORTUGAL é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência do Conhecimento, cofinanciada pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

08/07/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |