PT | EN


Toolkit foi elaborado em parceria com a ANI

O projeto europeu Universities of the Future (UoF), no qual a ANI é entidade parceira, organizou, o último de três fóruns temáticos, no passado dia 28 de maio,  dedicado às políticas para o Ensino Superior e a sua Transformação Digital.

O Fórum Academia, moderado pela ANI, enquadrou, ao nível dos Programas-quadro as medidas, os instrumentos de política e iniciativas desde a adesão de Portugal à União Europeia. Foram, igualmente, debatidas as fragilidades do atual sistema nacional de inovação e oportunidades de progresso para uma transição digital eficiente nas entidades científicas e tecnológicas nacionais. Neste fórum ainda foi possível assistir a uma reflexão sobre o Plano de Ação para a Transição Digital em Portugal, pelas externalidades positivas que terá na capacitação e inclusão digital dos recursos humanos, e na digitalização do tecido empresarial e do Estado.

No debate estiveram presentes os responsáveis pelos diversos pelouros científicos do Instituto Politécnico do Porto, entidade coordenadora do projeto UoF, designadamente o Doutor Rui Ferreira, Vice-Presidente de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto, o Doutor Manuel Silva, Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Doutora Ana Almeida do ISEP e a Doutora Carla Pereira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Como principal fragilidade da academia destacou-se a não antecipação da necessidade de mercado e o parco estabelecimento de parcerias com a indústria. Enquanto oportunidade, salientou-se a qualificação ao nível de soft e hard skills dos recém-graduados. A persecução do modelo sistémico Estado-Academia-Mercado é componente principal para o sucesso de uma futura Indústria 5.0.

No final deste último Fórum foi apresentado e disseminado ao público presente o ToolKit dedicado às Instituições de Ensino Superior, que resultou do trabalho conjunto entre o Instituto Politécnico do Porto, a ANI, a Warsaw University of Technology e a Aalto University, e que está agora disponível para consulta.

No próximo dia 17 de junho decorrerá a conferência final do projeto UoF, que contará com a presença da ANI e de especialistas nas áreas tecnológicas core da Polónia e da Finlândia.

Consulte o Toolkit for HEIs aqui.

04/06/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |