PT | EN


Terceira edição do i3S Health Innovation Prize foi inteiramente dedicada a encontrar soluções para a prevenção, monitorização e tratamentos médicos para combater a Covid-19

 

“Scavenger receptor Spα treatment for COVID-19 associated inflammatory and cytokine storm” é o projeto nascido do conhecimento que conquistou hoje o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do i3S Health Innovation Prize, cuja edição deste ano foi totalmente dedicada a premiar soluções de prevenção e monitorização da Covid-19, meios de diagnóstico, descoberta de compostos terapêuticos ou de vacinação. Desenvolvido por uma equipa de investigadores do i3S, o projeto visa o tratamento da sépsis, uma inflamação incontrolável que consiste numa resposta do sistema imunológico a desafios que este considera externos e prejudiciais, tais como a entrada de vírus e bactérias no organismo.

A sépsis é principal causa de morte em unidades intensivas de hospitais em todo o mundo e uma das consequências mais mortais da doença causada pelo novo coronavírus. Segundo um relatório da prestigiada revista científica britânica “The Lancet”, mais do que insuficiência respiratória (54%), a Covid-19 provoca sepses na maioria dos seus pacientes (59%).

A tecnologia desenvolvida pelos investigadores do IBMC-UP consiste num recetor Spα, uma proteína que pertence à família rica em asteína do recetor eliminador (SRCR), tendo assim benefícios tóxicos mínimos, componentes anti-inflamatórios e papel curativo. Testes laboratoriais apontam para uma redução substancial de infeção sistémica após a administração do recetor, com uma taxa de sobrevivência do paciente de 73%.

“Este projeto combina uma série de características que justificam a atribuição do BfK. Além de ser uma tecnologia com um grande impacto na saúde das pessoas, não existindo em todo o mundo tratamento para a sepse, incorpora uma forte componente de inovação de base científica e tecnológica. Os seus princípios basilares encontram-se em estudo há vários anos, sendo esta investigação em concreto coordenada por investigadores com um vasto currículo científico, com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional nas áreas de Imunologia, Bioquímica e Patologias Virais. É uma solução inovadora, com robustez científica e com investigação preliminar realizada e comprovada com testes de sensibilidade”, explica António Bob Santos, administrador da ANI.

O “Scavenger receptor Spα treatment for COVID-19 associated inflammatory and cytokine storm” está a ser desenvolvido em parceria com dois dos melhores centros de investigação nas referidas áreas, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, bem como com a unidade de transferência de tecnologia do i3S.

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 30 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais através do programa BfK. O “Scavenger receptor Spα treatment for COVID-19 associated inflammatory and cytokine storm” foi distinguido entre os finalistas da 3.ª edição do i3S Health Innovation Prize.

Em edições anteriores do i3S Health Innovation Prize, a ANI distinguiu os projetos HECOLCAP, um dispositivo médico eficaz no tratamento de infeções graves em doentes com pé diabético ou que desenvolvem infeções na sequência da aplicação de uma prótese ou implante, e MagCyte, que permite o diagnóstico de cancro até quatro anos antes de este ser diagnosticável através das técnicas de imagiologia usadas atualmente.

 

O Born From Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac bfk
22/06/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |