PT | EN


Conversa decorreu em direto no Facebook da ANI

As Innovation Talks, que se estrearam no Facebook da ANI em junho, despediram-se de 2020 com uma sessão dedicada aos veículos do futuro. No passado dia 17 de dezembro, José Oliveira, Coordenador de Projetos de Inovação na Bosch Car Multimedia Portugal e Miguel Pinto, Diretor Geral e Administrador da Continental Advanced Antenna Portugal, juntaram-se a Fernando Machado, Secretário Geral da MOBINOV, para uma sessão verdadeiramente inovadora.

A produção automóvel do futuro deverá potenciar o aparecimento de novos intervenientes. Mais de 95% dos novos veículos vendidos em 2030 serão parcialmente ou totalmente elétricos. A introdução de avanços tecnológicos ao nível de domínios como a navegação autónoma, conectividade, eletrificação dos sistemas de propulsão, a par dos novos conceitos da mobilidade e da sustentabilidade, são aspetos geradores de grandes desafios para o setor nacional. Nesta Innovation Talk foram debatidos os vários desafios que se colocam nesta área e que abrem espaço para novas oportunidades de crescimento, de afirmação e de posicionamento da reconhecida e competitiva indústria do cluster automóvel nacional.

Fernando Machado, que representou a entidade dinamizadora desta sessão, o MOBINOV - Cluster Automóvel de Portugal, acredita que, “as tendências e os novos conceitos de mobilidade, que se começam a impor no nosso dia a dia, são cada vez mais relevantes na forma como o consumidor pensa o automóvel e como a indústria o disponibiliza, abrindo caminho para uma transformação, cada vez mais acentuada, da mobilidade da nossa sociedade”. O moderador quis então saber quais eram, na opinião dos dois oradores convidados, os principais “drivers” para esta revolução do setor automóvel.

Miguel Pinto defende que, um dos principais motores para o processo de mudança no setor, vai ser a condução autónoma. Além disso, o orador acredita que “a conectividade, através do 5G, permitirá uma aceleração para um nível tecnológico mais avançado. O Diretor Geral da Continental Advanced Antenna Portugal afirma ainda que a eletrificação massiva dos carros terá também de ser um dos principais objetivos a curto prazo.

Na opinião de José Oliveira, será ainda importante ter em conta a questão da descarbonização dos automóveis como um dos principais pilares quando pensamos no panorama do setor no futuro. Segundo o Coordenador de Projetos de Inovação da Bosch Car Multimedia Portugal, o European Green Deal e a norma Euro 7, por exemplo, terão, caso sejam cumpridos, um impacto muito significativo na erradicação de veículos com motores de combustão, fixando-se aqui “a verdadeira revolução do setor”. O orador considera ainda os carros partilhados como um importante fator de mudança. Para José Oliveira, “o sistema de partilha de automóveis vai certamente voltar em força no pós-pandemia”. Por último, o orador refere os materiais inteligentes como um importante “driver”, uma vez que, “com o avançar da inteligência dos carros terá que haver uma descontaminação tecnológica, onde os materiais como os vidros, os tecidos, os espelhos, etc., terão que passar a interagir com os ocupantes e com condutor, permitindo libertar informação dos displays”.

As Innovation Talks regressam em janeiro de 2021, em data ainda a definir, com a promessa de continuar a trazer para o centro do debate os temas mais relevantes relacionados com a Inovação de base científica e tecnológica. Estas sessões decorrem em direto no Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas. 

innovationtalks
21/12/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |