PT | EN




Programa Interface
Valorizar os produtos portugueses através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais.
Laboratórios Colaborativos (CoLAB)
Criar emprego qualificado e emprego científico através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.
Born from Knowledge (BfK)
Valorizar o conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Bolsa de Tecnologia e Negócios (BTN)
Facilitar a oferta e procura de tecnologia e de oportunidades de negócio entre os atores do Sistema Nacional de Inovação.
Prémios e Concursos de Inovação
A ANI pretende distinguir e premiar a I&D e a inovação que se faz em Portugal. Além do BfK, a ANI distingue os melhores trabalhos académicos sobre inovação na economia portuguesa, bem como as melhores peças jornalísticas sobre I&D e inovação.
Rede de Transferência de Tecnologia
Promover as dinâmicas e a articulação em rede das entidades envolvidas nesses processos.
Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos
Valorizar a atividade de investigação e desenvolvimento em instituições politécnicas, como forma de potenciar a sua relação com o tecido empresarial, social e artístico.
Iniciativa de Transferência de Conhecimento (SIAC)
Potenciar a transferência do conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, através de redes e ações que valorizem os resultados da investigação e a sua exploração económica nos mercados e pelas empresas.
Centros de Interface (CIT)
Capacitar os CIT e empresas, especialmente PME, nas atividades de I&D e inovação, potenciando a ligação das entidades do sistema de inovação e facilitar o acesso destas entidades a recursos humanos altamente qualificados.


Estratégia de Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030
Promover a colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial, e do reforço da participação em programas internacionais.
ENEI - Estratégia Nacional de Especialização Inteligente
Desenvolver todo o sistema nacional de Inovação de um modo sustentável, identificando as grandes apostas estratégicas inteligentes, que são temas com especialização científica, tecnológica e económica.
Compras Públicas de Inovação
As compras públicas poderão ser um instrumento importante de indução de inovação e atividades de I&D, quer nas empresas quer nas entidades públicas compradoras de produtos e serviços.
Economia Circular
O projeto ECOPOL (Public Partnership for Better Inovation Policies and Instruments in Support of Eco-Innovation) é um projeto europeu, financiado pela Comissão Europeia, que funcionou como uma ferramenta do Plano de Ação para a Eco-inovação.