Dia 22 de maio
A ANI, em parceria com a AVIPE – Associação de Viticultores do Conselho de Palmela, estão a organizar, no dia 22 de maio, na parte da tarde, uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento em 2024 no âmbito da Parceria Circular Bio-based Europe.
Este evento, que inclui uma visita técnica à Adega Cooperativa de Palmela [local de desenvolvimento de um piloto do projeto REDWine (2021-2025) coordenado pela AVIPE no âmbito da BBI JU do programa Horizonte 2020], terá a presença de Pilar Llorente Ruiz de Azua (CBE JU Programme Officer & Scientific Committee Secretariat). A mesma irá apresentar as oportunidades de financiamento no concurso 2024, as condições de participação e avaliação, assim como orientações sobre como preparar uma proposta bem-sucedida. Haverá ainda a oportunidade para ouvir testemunhos de stakeholders nacionais, nomeadamente membros do consórcio BIC, participantes bem-sucedidos e um avaliador de propostas. Será uma oportunidade não só para receber informações, como de preparação para o próximo concurso, assim como para promover o networking.
Esta sessão destina-se a todos os tipos de stakeholders ao longo das cadeias de valor de base biológica [nomeadamente empresas de produção primária e de transformação, PME, Universidades e institutos de investigação, Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB)].
Informa-se que toda a sessão decorrerá em Palmela, distribuída por 2 momentos distintos:
A sessão decorrerá em inglês. As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório aqui. Estarão assegurados transportes de ligação aos locais do evento, a partir das estações de comboios e de autocarros de Palmela (deverá ser assinalado no formulário de inscrição).
Consulte mais informações sobre este evento aqui. Agenda disponível aqui.
A call HORIZON-JU-CBE-2024, com 18 tópicos a concurso e um orçamento global de 213 M€, estará aberta entre 24 de abril e 18 de setembro de 2024. Vai ser organizado um Info Day & Brokerage Event em Bruxelas, no dia 23 de abril, também transmitido online e com disponibilização posterior da gravação. Será possível fazer perguntas através de uma ferramenta online e interagir com outros potenciais candidatos na CBE JU networking platform.
No dia 22 de abril, terá lugar uma ação de formação especificamente dedicada a potenciais participantes provenientes de países Widening (onde se inclui Portugal).
Consulte o Annual Work Programme 2024 para aceder ao texto na íntegra dos tópicos e das condições de participação.
A CBE JU é uma das 9 parcerias institucionalizadas do Horizonte Europa (HE), envolvendo a União Europeia (através do Cluster 6 do HE) e o Bio-based Industries Consortium (BIC), financiando projetos que promovem bioindústrias circulares e competitivas na Europa. Funciona de acordo com as regras do HE, mas com algumas especificidades.
Portugal já captou cerca de 7 M€ nos 12 projetos retidos para financiamento nos 2 concursos da CBE JU, lançados no âmbito do HE (em 2022 e 2023), o que corresponde a mais de 2% do financiamento disponível. Relativamente aos 22 participantes nacionais nestes projetos, onde se destacam o IST-ID (com 3 participações, das quais 1 coordenação) e a Biotrend SA (com 2 participações), cerca de 50% são empresas.
O BIC está na base da definição das prioridades dos programas de trabalho anuais da CBE JU. Inclui membros de uma vasta gama de setores (agricultura, alimentação humana e animal, aquático e marinho, produtos químicos e materiais, fornecedores de tecnologia, silvicultura e celulose, gestores de resíduos e proprietários de marcas), dos quais mais de 240 Industry (Full) Members (grandes empresas, PME, Clusters) e mais de 200 Associate Members (universidades, institutos de investigação, instituições públicas, plataformas tecnológicas, organizações regionais). De Portugal já fazem parte do consórcio BIC as empresas A4F, AlgaFuel, S.A. e Biotrend S.A. (Full Members); o CeNTI, o CCMAR e o RAIZ (Associate Members). Consulte aqui os benefícios de aderir ao Consórcio BIC.
A Parceria Circular Bio-based Europe (CBE JU) é acompanhada em Portugal pela ANI, no âmbito da Rede PERIN.