A próxima Innovation Talk, iniciativa promovida pela ANI, acontece já no próximo dia 6 de maio. O debate, dinamizado em parceria com o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, terá como tema “Biorresíduos e Economia Circular” e decorrerá às 12h em direto do Facebook da ANI.
Os biorresíduos são atualmente um dos principais fluxos de resíduos produzidos a nível nacional. Em 2019, a quantidade estimada de biorresíduos produzidos, tendo por base a caracterização física dos resíduos urbanos, foi de cerca de 1,9 Mt dos resíduos produzidos. No entanto, nesse mesmo ano, apenas foram valorizadas cerca de 798 mil toneladas, sendo a restante fração depositada em aterro. Os biorresíduos, devido à sua composição, quando depositados em aterro representam diversos problemas para a saúde humana e para o ambiente, nomeadamente pela produção de metano, e pela produção de lixiviados com elevada carga orgânica.
Estas vantagens associadas à valorização os biorresíduos alinham-se nas atuais políticas ambientais Europeias de “Economia Verde e de Economia Circular”, visto que podem: (1) promover uma gestão mais eficiente dos recursos naturais; (2) reduzir os impactes ambientais; (3) criar oportunidades de negócio, produtos de valor acrescentado e (4) promover a criação de emprego.
Esta sessão pretende explorar as principais questões relacionadas com os biorresíduos e identificar as principais inovações na gestão e valorização de biorresíduos. Pretende-se igualmente desenvolver o conceito de economia circular associada à gestão e valorização de biorresíduos.
Esta conversa inovadora será moderada por André Ribeiro, Investigador Sénior do CVR, e contará com a participação de Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal, António Lorena, Managing Partner da 3drivers, e Lucas Nascimento, Investigador no Departamento de IDT do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.
As Innovation Talks têm como objetivo promover o diálogo em torno dos principais desafios da atualidade, demonstrando a importância da inovação enquanto motor do crescimento económico e social. Estes debates têm transmissão em direto através do Facebook da ANI e ficam também disponíveis no site e canal da Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas.