PT | EN


Votação até 27 de março

Foram divulgados os 50 finalistas da 4.ª edição dos Prémios NEB, promovidos no âmbito da Nova Bauhaus Europeia (NEB), cujo objetivo é reconhecer e celebrar iniciativas que ligam o belo, o sustentável e o inclusivo. Entre estes finalistas, estão 3 projetos nacionais. No total, serão atribuídos 20 prémios, 18 dos quais são selecionados por um júri e 2 selecionados através duma votação pública, um por cada vertente a concurso:

  • A: Champions, para projetos já existentes e concluídos alinhados com os valores e princípios da Nova Bauhaus Europeia;
  • B: New European Bauhaus Rising Stars, para ideias e conceitos submetidos por jovens até aos 30 anos.

As votações estão abertas ao público até dia 27 de março, sendo que cada indivíduo só pode votar uma vez, podendo selecionar até 6 projetos, e até 3 para cada vertente. Há quatro categorias a concurso e pode selecionar projetos da mesma categoria.

Os finalistas nacionais foram reconhecidos nas vertentes A e B e os vencedores poderão receber um prémio monetário de 30 mil euros e 15 mil euros respetivamente.

Pode participar neste processo e votar nos seus projetos favoritos. Se assim desejar, pode apoiar os 3 projetos portugueses, através do seu voto.

Na primeira vertente, Champions, destaca-se um finalista nacional, na categoria “Reconquistar um sentimento de pertença”:

  • o projeto “The wool cycle in Barroso, um projeto que pretendeu recuperar práticas e conhecimento ligado aos processos de produção de lã artesanal, valorizar comunidades locais e promover a identidade do território de Caril, em Montalegre.   

Na segunda vertente, Rising Stars, destacam-se dois finalistas nacionais, na categoria “Restabelecer uma relação com a natureza”:

  • o projeto "Hydroscape Lisbon"que pretende desenhar um parque urbano e um centro de tratamento de águas para celebrar os recursos hídricos urbanos da cidade de Lisboa, através dum espaço que permita estabelecer e promover uma ligação com a água.

Na categoria de “Necessidade de um ecossistema industrial baseado no ciclo de vida e no longo-prazo”:

  • o projeto "Urban MYCOskin", que pretende utilizar micélio e integrá-lo no desenho e transformação de espaços urbanos, ligando o ambiente construído a um biomaterial obtido de organismos naturais (cogumelos), com foco na Praça do Martim Moniz em Lisboa.

Consulte mais informações sobre os finalistas e vote aqui.

Os vencedores serão conhecidos dia 9 de abril no Festival New European Bauhaus a decorrer em Bruxelas.

A NEB é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços e experiências de vida. Os Prémios da NEB pretendem celebrar iniciativas exemplares que liguem sustentabilidade, estética e inclusão - os três valores complementares da NEB. A ANI é o Ponto de Contacto Nacional para a NEB, com a responsabilidade de promover a iniciativa e apoiar a participação portuguesa.

 

NEB ani
07/03/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |