PT | EN


Iniciativa dirige-se exclusivamente aos TTO Académicos

A ANI está a organizar, no âmbito do projeto TECH4INNOV, o Programa de Fomento de Registo de Patentes em cotitularidade com Empresas, uma iniciativa que pretende apoiar o avanço, o desenvolvimento e a maximização do investimento na investigação desenvolvida em Portugal, através do apoio a projetos dos Technology Transfer Offices (TTO) Académicos.

Durante o meses de janeiro e fevereiro, os TTO terão acesso a workshops de capacitação no âmbito da gestão de Propriedade Intelectual (PI) de projetos colaborativos e consórcios. Estas sessões estão abertas ao público em geral, com os seguintes temas:

  • O papel da PI em processos de inovação, dia 19 de janeiro;
  • Metodologia de pesquisa e identificação de documentos relevantes na área tecnológica, dia 26 de janeiro;
  • Identificação das potenciais aplicações e seu posicionamento/ competitividade tecnológica, dia 2 de fevereiro;
  • Titularidade e gestão de Pl no âmbito de Projetos colaborativos/consórcio, dia 9 de fevereiro.

Este apoio tem como ponto de partida o licenciamento de patentes uma vez que se pretende que, através delas, se transforme as tecnologias em produtos e soluções comerciais e, consequentemente, se dê ao TTO a vantagem competitiva necessária para continuar a crescer.

Cada TTO receberá apoio para o desenvolvimento de 1 projeto colaborativo que tenha como objetivo resolver desafios societais.

Para isso, é designado um mentor para trabalhar diretamente ao lado de cada equipa para em conjunto definirem os campos de uso, as royalties, a constituição de spin-off ou start-up, bem como outros termos de acordo.

 

Consulte o programa completo aqui.

Inscreva-se nas sessões aqui.

 

O Programa de Fomento é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

tech4innov
09/12/2022
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |