Já são conhecidos os vencedores da 4ª Edição do Prémio Inovação em Prevenção da Ageas com a revista Exame que contou, pela primeira vez, com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), representada por Henrique Figueiredo, enquanto membro do júri.
Esta iniciativa premeia, pelo quarto ano consecutivo, práticas empresariais inovadoras em matéria de prevenção e segurança para divulgar exemplos de projetos e boas-práticas ao mercado, promovendo uma cultura de gestão de risco e de comportamento seguro.
O painel de jurados foi composto por 13 membros e 11 entidades, entre as quais a ANI, Ageas, ISQ, Ordem dos Economistas, CIP - Confederação Empresarial de Portugal, IAPMEI, COTEC Portugal, AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, COMPETE 2030 e A Cor do Dinheiro.
Esta edição contemplou três categorias – Pessoas, Património e Ambiente – e ainda o Melhor Projeto de Inovação em Prevenção.
Na categoria Pessoas, o projeto vencedor pertence à ANYWIND – Energias Renováveis, Lda com o Programa Safety Credit Card (SCC) que previne acidentes no trabalho e promove a Higiene e Segurança no Trabalho (HST), através de um sistema de pontuação. Via app situações de risco são reportadas e os pontos convertíveis em bónus mensais.
A categoria Património premeia a VANTAGE TOWERS, S.A. pelo seu projeto de Instalação Smartlock que visa substituir fechaduras tradicionais por modelos inteligentes que identificam o utilizador e comunicam em tempo real a abertura/fecho. Por meio de chaves eletrónicas sincronizadas por uma aplicação, é possível monitorizar quem está nas estações e garantir a segurança dos trabalhadores.
Em Ambiente, o projeto “Micro Nebula”, da ACATEL – Acabamentos Têxteis, S.A. , representa uma inovação significativa para a indústria têxtil pela utilização de nanobolhas de ar em substituição da água nos procedimentos de desgaste. Esta tecnologia oferece redução de custos, economia da água, diminuição no uso de produtos químicos e economia de energia.
A cerimónia da entrega do prémio aconteceu no Edifício Ageas Tejo, no dia 28 de maio, e contou com a presença de vários nomes relevantes no setor, como: José Gomes e Gustavo Barreto, Membros da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal; Tiago Freire, Diretor da Exame; Margarida Vaqueiro Lopes, Editora da Exame; Clara Raposo, Vice-Governadora do Banco de Portugal; Empresários representantes dos vencedores da 3.ª edição; entre outros.