PT | EN


 

A ANI, através do programa Born from Knowledge (BfK), distinguiu no dia 11 de maio, no âmbito dos Prémios EmpreendeXXI, a empresa KIT-AR que aplica a realidade aumentada na indústria e está a desenvolver projetos em vários países europeus, tendo como objetivo faturar cerca de 30 milhões de euros (M€) em 2026.

A empresa portuguesa KIT-AR, no mercado desde 2018, desenvolveu um kit tecnológico único que permite aplicar a Realidade Aumentada aos processos industriais com vista a dar instruções mais claras aos recursos humanos e a reduzir os erros potencialmente a zero.

A solução KIT-AR visa criar instruções visuais de modo rápido e barato que identifiquem e previnam continuamente os erros humanos na produção, com o propósito de reduzir a zero os erros que contribuem para custos de má qualidade. O seu kit possibilita ainda um controlo de qualidade automático, feito em tempo real e integrado no processo de fabrico, tendo já obtido uma redução de 10% do período de fabrico ou o aumento de 20% na produtividade em linhas de produção.

Um exemplo de trabalho de I&D realizado pela KIT-AR é o projeto Digital Enhanced Operator (DEO), realizado em parceria com INESC TEC, Volkswagen Autoeuropa e Skillaugment, que visa capacitar as linhas de produção da Volkswagen AutoEuropa com Realidade Aumentada. Este projeto premiado conta já com a confiança de grandes empresas do setor automóvel e aeroespacial e poderá alcançar uma maior diversidade de mercados, como a logística na indústria.

António Grilo, presidente da ANI, refere o orgulho que é voltar a distinguir, através do BfK, projetos que contribuem para um futuro melhor da economia e da sociedade em Portugal. A KIT-AR é uma empresa que contribui para o desenvolvimento inovador e tecnológico de um dos setores que mais aposta em I&D no país e que tem uma maior representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) e nas exportações. A Realidade Aumentada permite não só reduzir erros, como também reduzir custos.

Os Prémios Empreende XXI são uma iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne - divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores. Nas 16 edições que já participou, apoiou o crescimento de mais de 465 empresas, com 7,5 milhões de euros (M€) em prémios.

 

O programa BfK, dinamizado pela ANI, tem como objetivo promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

BfK
17/05/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |