PT | EN


Distinção Born from Knowledge Awards

No âmbito do Prémio Jovem Empreendedor, a ANI, através do programa Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuiu o Prémio de Inovação, categoria criada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, ao projeto Germlrrad. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Palácio da Cidadela, em Lisboa.

Como resultado da parceria entre o Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a empresa SpinnerDynamics, nasceu o Germlrrad, um robô autónomo de desinfeção de espaços públicos, através de radiação ultravioleta e soluções químicas inócuas para conter a propagação de vírus.

Indivíduos infetados, ao espirrar, falar ou mesmo respirar, produzem aerossóis feitos de gotículas que podem transportar agentes infeciosos (como vírus, bactérias ou fungos) e iniciar novos eventos de infeção quando inalados por outros. Essas gotículas, dependendo do tamanho, são suscetíveis de permanecer no ar por algum tempo ou nas próprias superfícies, tornando os espaços públicos em potenciais pontos de disseminação de vírus. Surge, assim, o Germlrrad. O robô está capacitado para mapear o ambiente, determinar uma trajetória eficiente de desinfeção, executar essa trajetória de forma segura e evitar o impacto com humanos, podendo ser usado em espaços em que há movimento de pessoas.

O dispositivo é apresentado como seguro, eficaz, ecológico e económico, capaz de atuar em diferentes ambientes, como hospitais ou clínicas, áreas de grande aglomeração de pessoas, como transportes públicos, centros comerciais ou espaços de eventos. Pode ser também utilizado na agroindústria ou indústria alimentar para garantir a segurança dos produtos e evitar perdas por propagação de doenças virais ou bacterianas.

O projeto que agora venceu o Prémio de Inovação recebeu já o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção e em Território de Baixa Densidade, envolvendo um investimento elegível de 597 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 464 mil euros.

Neste momento, está em fase de conclusão o desenvolvimento da navegação social, que permite ao robô circular de forma segura e confortável para as pessoas.

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) através do programa Born from Knowledge (BfK). Muitos deles são já símbolos da inovação nacional em Portugal e internacionalmente.

O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico, distinguindo e premiando projetos e empresas, através da iniciativa BfK Awards, que mais se destacam em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) em alguns dos mais prestigiados concursos e/ou prémios de inovação em Portugal.

Born from Knowledge
22/01/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |