Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social: edições de 2021 e 2022
A ANI entregou, na passada sexta-feira, dia 21 de abril, no Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social edições de 2021 e 2022. A cerimónia decorreu no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia e contou com a presença do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene como key note speaker, e com representantes do Sindicato dos Jornalistas e da COTEC, que integraram o júri.
No conjunto dos dois anos foram atribuídos os seguintes prémios nas categorias:
2021
2022
O prémio relativo à categoria “Imprensa Regional 2022” não foi atribuído devido à falta de peças elegíveis.
Os jornalistas Lourenço Medeiros, da SIC, e Fátima Caçador, do Sapo Tek, receberam os Prémios Carreira 2021 e 2022, respetivamente.
O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social tem como principal objetivo reconhecer a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal em 2021 e 2022.
António Grilo, Presidente da ANI, referiu que os media têm uma importância essencial e transversal a todas as esferas da sociedade, e por isso, torna-se a fundamental promover trabalhos na comunicação social sobre inovação de base científica e tecnológica que permite aproximar a comunidade científica do cidadão comum, tornando-a capaz de responder aos desafios exigidos pela sociedade. Impulsionar o jornalismo de qualidade e consequentemente a própria inovação é a base para uma sociedade e para uma economia mais competitiva. É na promoção do diálogo público que se constrói um Portugal mais inovador e sustentável.
O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é um projeto dinamizado pela ANI, no âmbito do TECH4INNOV, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo estratégico aglutinar e dinamizar dinâmicas de transferência e valorização do conhecimento para o tecido económico.