PT | EN


NOS, Critical Software, GeoSAT e GALP lançam desafios à academia

A ANI, em parceria com a NOS, a Critical Software, a GeoSAT e a GALP, lança quatro desafios com o objetivo de colmatar o fosso entre a academia e a indústria, permitindo-lhes contribuir para o desenvolvimento de soluções para problemas comuns, melhorar as suas práticas comerciais e os seus resultados de investigação.

Esta iniciativa, pretende ser uma plataforma para os investigadores, professores e alunos de Instituições de Ensino Superior nacionais desenvolverem novas ideias, perspetivas e competências para as empresas proporcionando o acesso à investigação e inovação.

Os desafios são lançados pelas empresas parceiras NOS, GALP, GeoSAT e Critical Software e procuram soluções inovadoras e disruptivas.

Todos os desafios são direcionados às equipas de investigação das Instituições de Ensino Superior. As equipas vencedoras receberão 5 mil euros e a oportunidade de colaborar com as empresas parceiras da iniciativa de forma a alargarem a sua colaboração, partilharem conhecimentos especializados e impulsionarem a inovação em vários setores.

Os desafios:

1#Challenge – NOS

“5G-Enabled Home Security: Improving home security through connected devices” & “5G-Enabled Augmented Reality Training: Improving athletic performance through augmented reality”

A NOS propõe dois desafios que demonstrem o potencial da tecnologia 5G. O primeiro desafio destina-se à segurança doméstica ativada pelo 5G, alavancando o poder dos dispositivos conectados para melhorar a segurança doméstica. O segundo centra-se na melhoria do desempenho dos atletas de alto rendimento através da utilização da tecnologia de Realidade Aumentada.

As candidaturas estão abertas até dia 29 de março.

Os interessados podem encontrar mais informações e apresentar as suas propostas aqui.

 

2#Challenge – Critical Software

“Systems engineering of the future”

A Critical Software, por sua vez, procura redefinir a engenharia de sistemas com modelos linguísticos e reinforcement learning, através da utilização de modelos linguísticos construídos com base em grandes conjuntos de dados para automatizar e melhorar o processo atual de engenharia de sistemas. O objetivo é construir um "Recommended System" que utilize um neural network model treinado num grande conjunto de dados históricos para propor um novo sistema que satisfaça os requisitos. Os requisitos específicos para o sistema de automatização incluem a revisão de especificações técnicas, requisitos de escrita, propostas de alterações aos requisitos, formulação de arquiteturas que satisfaçam os requisitos, desenho de componentes, análise de desempenho, teste e verificação, rastreabilidade, geração de documentação de segurança funcional, e manuais de operação/utilização.

As candidaturas estão abertas até dia 29 de março.

Os interessados podem encontrar mais informações e apresentar as suas propostas aqui.

 

3#Challenge – GeoSAT

“Unlocking the Potential of Earth Observation from Space”

A GeoSAT lança o desafio de, através da utilização das imagens recolhidas pelos seus satélites, serem desenvolvidos novos serviços de valor acrescentado, que consigam responder de forma inovadora aos desafios globais ou necessidades específicas dos territórios.  As equipas de investigação, das Instituições de Ensino Superior, são desafiadas a explorarem as aplicações de imagens de Observação Terra em áreas como a saúde, a mobilidade, a resolução dos impactos das alterações climáticas, a segurança alimentar, a segurança e a disponibilidade de recursos.

As candidaturas estão abertas até dia 29 de março.

Os interessados podem encontrar mais informações e apresentar as suas propostas aqui.

 

4#Challenge – GALP

“Alternative methods of producing synthetic graphite anodes & Solutions for using sodium sulfate”

A GALP apresenta dois desafios aos investigadores das Instituições de Ensino Superior portuguesas. O primeiro desafio procura métodos alternativos (e mais sustentáveis) de produção de ânodos de grafite sintética. O seu processo de produção, designado grafitização, apresenta um elevado consumo de eletricidade, para além de utilizar como matérias-primas derivados de petróleo e carvão, representando uma elevada pegada de CO2 associada ao processo. O segundo desafio é para encontrar soluções para aproveitamento de sulfato de sódio. A produção de hidróxido de lítio monohidrato a partir do concentrado de espodumena e a produção de precursores de cátodo implicam a produção de elevados volumes sulfato de sódio. A solução encontrada, até então, para a disposição destes subprodutos é frequentemente a venda à indústria da celulose. Considerando que a indústria da celulose tem uma necessidade limitada de sulfato de sódio, pretende-se encontrar soluções alternativas para aproveitamento do sulfato de sódio, evitando assim a sua disposição em aterro.

As candidaturas estão abertas até dia 29 de março.

Os interessados podem encontrar mais informações e apresentar as suas propostas aqui.

 

 

Esta iniciativa, inserida na atividade Demand@Tech, é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

tech4innov
27/02/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |