Portugal recebeu entre os dias 21 e 25 de maio, no Porto, especialistas nacionais e internacionais para a 5ª reunião do grupo 1 (WG1) do comité internacional ISO/TC 279 – Innovation Management, o grupo de trabalho responsável por preparar a norma ISO 50501 - Innovation Management Systems. Guidance. A Agência Nacional de Inovação, organismo de normalização setorial do Sistema Português de Normalização, assegura a representação de Portugal neste Comité.
A reunião teve a participação de 13 delegados de 9 países, tendo como representantes portugueses Joana dos Guimarães Sá (APCER) e Isabel Caetano (ANI).
A norma ISO 50501, que se encontra já na fase de draft de norma internacional (DIS), deverá ser publicada no início do próximo ano e disponibiliza linhas orientadoras para o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua dos sistemas de gestão da inovação e é aplicável a todas as organizações, independentemente da sua atividade ou dimensão, e a todos os tipos de inovação.
Esta norma fornece linhas de orientação para as organizações desenvolverem o sistema de gestão da inovação não se destinando a certificação e propõe uma abordagem completa a todas as questões relacionadas com a inovação, abordando temas como a visão, estratégia, gestão da incerteza, liderança, adaptabilidade, propriedade intelectual, inteligência estratégica, entre outros.