21 de MARÇO, PORCELANAS DA COSTA VERDE – VAGOS, 14h00

O projeto Cerwave vai apresentar os seus resultados numa sessão pública que decorre no próximo dia 21 de março, às 14:00, na Porcelanas da Costa Verde*.
O objetivo do projeto CERWAVE é a otimização de um protótipo de forno híbrido gás/micro-ondas destinado à cozedura de porcelana. Pretende-se validar industrialmente e demonstrar que o processo de aquecimento convencional assistido por micro-ondas poderá levar a uma redução no consumo energético até 10% e demorar até menos 15% do tempo, comparativamente com o processo convencional (aquecimento por combustão de gás natural). Esta tecnologia é potencialmente mais limpa, mais rápida, menos onerosa e mais eficiente que os processos tradicionais em uso. Os resultados obtidos no projeto GreenWave (Projeto SI I&DT concluído anteriormente) são promissores, sendo, no entanto, necessário otimizar parâmetros de funcionamento, bem como reestruturar um módulo de micro-ondas que será inserido no novo modelo. Esta solução permitirá fazer adequadamente a cozedura dos cerâmicos, mantendo a qualidade das peças obtidas dentro de parâmetros internacionalmente aceites.
O consórcio promotor deste projeto é constituído por uma empresa,
Porcelanas da Costa Verde S.A. e por duas entidades não empresariais, a
Universidade de Aveiro e o
Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).Este projeto demonstrador foi apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020.
*Morada Porcelanas da Costa Verde: ZI Vagos – 3844-909 m Vagos.
Programa da Sessão
14:00 – Boas Vindas – Pres. CA Carlos Teixeira14:15 – Apresentação da Costa Verde Descrição Sumária da empresa e dos projetos – Francisco Proença14:30 – O PROJETO CERWAVE – UA | CTCV | CV15:15 – Visita ao Forno Microondas16:00 – Short break16:10 – Short break16:10 – Sessão de Esclarecimentos16:45 – EncerramentoDownload do Programa