PT | EN


Conversa decorreu em direto no Facebook da ANI

As assimetrias territoriais e o papel dos Laboratórios Colaborativos no seu reequilíbrio estiveram em discussão na Innovation Talk do passado dia 22 de outubro. Esta sessão contou com a presença de António Fontaínhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Marquez Filipe, Chief Operating Officer da Symington Family Estates e presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e de Gonçalo Amorim, membro da direção do CoLAB Food4Sustainability. A moderação ficou a cargo de Rosa Amador, Diretora Geral do CoLAB Vines&Wines, entidade dinamizadora desta conversa.

Os CoLABs com sede em regiões de baixa densidade demográfica são uma demonstração do dinamismo e ambição de vários setores de atividade e têm um importante papel na fixação de pessoas altamente qualificadas. Em contrapartida, estas instituições sofrem as consequências da sua própria localização, sentindo, por vezes, dificuldades em recrutar. Esta sessão incidiu ainda sobre o papel dos CoLABs no balanceamento das dinâmicas regionais em que se inserem e sobre os métodos para se ultrapassarem as dificuldades que advém da sua localização geográfica.

Para António Fontaínhas Fernandes “os Laboratórios Colaborativos são um dos grandes fatores de atratividade de recursos humanos qualificados para o interior”, algo que faz destas instituições importantes dinamizadores regionais. O Reitor da UTAD acredita ainda que, “os CoLABs do setor primário, como é o caso do CoLAB Vines &Wines, contribuem para a trajetória do crescimento económico nacional” e, por isso, devem ser valorizados em grande escala.

Por sua vez, António Marquez Filipe destaca vários pontos positivos em fixar uma empresa de grandes dimensões no interior do país, nomeadamente o facto de “as instituições, tanto do sistema científico, como do contexto autárquico, por exemplo, serem representadas por pessoas que dão a cara pelo território e que estão genuinamente emprenhadas em apoiar o sistema empresarial e em conseguir bons resultados para o interior.” O Chief Operating Officer da Symington Family Estates, uma das maiores empresas produtoras de Vinho do Porto, olha para os CoLABs como importantes motores de divulgação da atividade do interior do país, sobretudo a nível internacional, destacando o importante trabalho de networking que fazem diariamente com outras entidades em todo o mundo.

Gonçalo Amorim, representante de um CoLAB situado no Interior do país (concelho de Idanha-a-Nova), também acredita que uma das principais missões dos Laboratórios Colaborativos deve ser colocar as regiões afastadas do Litoral no mapa das atividades de Investigação e Inovação a nível mundial. O membro da direção do CoLAB Food4Sustainability destaca ainda o facto de, inevitavelmente, os projetos promovidos pelos CoLABs criarem muitos postos de trabalho em várias áreas, o que pode transformar radicalmente o tecido socioeconómico de uma região.

A conversa terminou com o convite para a próxima Innovation Talk, que acontece no próximo dia 5 de novembro, pelas 12h. “Digitalizar e robotizar o mar: aplicações no shipping, nos portos e na observação oceânica” será o mote para a sessão transmitida em direto através da página de Facebook da ANI. Esta que é a décima Innovation Talk será dinamizada em parceria com o Fórum Oceano. Estas conversas decorrem em direto no Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas. 

Mais informações sobre as Innovation Talks aqui

innovationtalks
26/10/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias