PT | EN


Preenchimento dos formulários disponível até 30 de junho

O Processo de Mapeamento de Organismos e Infraestruturas Tecnológicas Nacionais de 2024 foi lançado. Trata-se de um processo de atualização das entidades mapeadas pela ANI em exercícios semelhantes em 2016 e 2020. Os formulários devem ser preenchidos até ao dia 30 de junho.

Este exercício pretende identificar, em primeiro lugar, os atores com intervenção na cocriação e transferência de conhecimento entre o sistema científico e tecnológico e o tecido empresarial, assim como, identificar as infraestruturas tecnológicas que os habilitam a desenvolver as suas atividades no sistema nacional de inovação.

Contributos estimados destes exercícios de mapeamento:

  • Promover a aproximação entre os Organismos que desenvolvem soluções tecnológicas e o tecido empresarial;
  • Aumentar o conhecimento sobre as Infraestruturas e outros recursos que os Organismos têm à sua disposição;
  • Fomentar uma maior cooperação entre Organismos Tecnológicos com acesso a diferentes Infraestruturas Tecnológicas;
  • Apoiar as estratégias e instrumentos de política pública nacionais e regionais;
  • Promover mais transparência e acesso a informação sobre estes atores, fomentando também uma maior produção de conhecimento.

Este mapeamento, em 2024, inclui uma atualização metodológica que diferencia os Organismos Tecnológicos e as Infraestruturas Tecnológicas. Com isto, procura-se a identificação de Organismos Tecnológicas de diferentes tipologias com uma abrangência de atividades e resultados. Pretende-se identificar, também, todas as Infraestruturas Tecnológicas (consideradas como instalações, equipamentos ou outros recursos/ competências) que suportam a atividade dos Organismos junto ou em prol do tecido empresarial.

Este exercício foca-se, ainda, na identificação dos investimentos previstos para o período 2024-2027 por parte dos Organismos Tecnológicos.

O atual estudo caracteriza as realidades das infraestruturas tecnológicas com aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve), bem como da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira.

Consulte aqui o Anúncio para participação no processo de atualização do mapeamento da Rede de Infraestruturas Tecnológicas.

Aceda aos formulários online aqui

Atualização ao formulário online no dia 24 de maio de 2024, descrita através da seguinte nota de atualização ao formulário.

A ANI - Agência Nacional de Inovação é a entidade coordenadora do processo de mapeamento. Em caso de dúvidas, todos os interessados podem entrar em contacto através de info.mapeamento@ani.pt .

21/05/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |