Sessão de dia 16 de junho é dedicada ao setor da Saúde
O Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação vai regressar, ainda que num formato diferente. As orientações da Direção-Geral da Saúde são de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19, pelo que as sessões passam a ser virtuais. A primeira está já agendada e terá lugar no dia 16 de junho. A saúde será a temática principal.
Biotecnologia aplicada à Saúde; Doenças; Bem-estar e envelhecimento e vida ativa; e Tecnologias avançadas aplicadas à Saúde e outras tecnologias médicas serão os temas em debate na sessão.
O evento inicia-se às 10h00 e abre com uma mesa redonda, cujos oradores serão Rui Sousa da Stemmatters; João Fonseca do Cintesis - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Elísio Costa da Faculdade de Farmácia e Centro de Competências em envelhecimento Ativo e Saudável (Porto4Ageing); e Joana Feijó do Health Cluster Portugal. Seguem-se as conclusões e o debate. A segunda metade da manhã incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas nesta área.
Entre 2014 e 2017 as entidades nacionais investiram 1,7 mil milhões de euros em projetos enquadrados na área temática “Saúde”, que se integra no eixo “Saúde, bem-estar e território”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).
Nas próximas semanas, a ANI dará sequência ao conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente, sempre online. Pretende-se ainda analisar as Dinâmicas para a Inovação que promovam o crescimento e a recuperação da economia no contexto da Covid-19.
Pode consultar o programa completo do evento.
A participação será gratuita, mas de registo obrigatório através deste formulário.
O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.