PT | EN


Cristina Brito é professora na NOVA FCSH

O European Research Council (ERC) atribuiu uma Synergy Grant (SyG) a uma investigadora da Universidade Nova de Lisboa que está a trabalhar em colaboração com cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e do Trinity College (Irlanda). Cristina Brito e a sua equipa receberam um total de 10,5 M€ para a realização do projeto 4-Oceans, cuja investigação incidirá sobre a história humana da extração, conhecimento, impulsionadores e consumo dos recursos marinhos.

As bolsas Synergy são um dos mais competitivos apoios de investigação financiados pelo ERC, e pretendem apoiar a colaboração entre equipas, com o objetivo de potenciar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Os projetos apoiados pela SyG devem ser ambiciosos, possibilitar avanços substanciais nas fronteiras do conhecimento e ter potencial para se tornarem em referências à escala global. Este ano apenas foram atribuídas 34 bolsas, sendo que esta é segunda vez que uma bolsa SyG é atribuída a um investigador a trabalhar em Portugal.

Cristina Brito é professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a sua investigação centra-se na história ambiental do início da era moderna e na expansão europeia. Atualmente, é também diretora do CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH), membro do comité executivo da organização internacional OPI - Oceans Past Initiative e coordenadora executiva da Cátedra UNESCO ‘Património Cultural dos Oceanos’.

Portugal já conquistou 121 Bolsas ERC, onde se incluem vários tipos de apoios (StG, CoG, AdG, SyG e PoC). O Programa do European Research Council  vai manter-se no mesmo formato e com as mesmas regras no Horizonte Europa, novo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia.

Mais informações sobre chamadas ERC aqui.

05/11/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |