PT | EN


 

A Comissão Europeia publicou um relatório intitulado “Newcomers in EU R&I Programmes” que mostra as principais tendências no Horizonte 2020 (2014-2020) e as primeiras evidências do Horizonte Europa (2021-2027) relativamente à participação de novas entidades nos Programas-Quadro de financiamento de I&I ao nível Europeu.

De acordo com a análise realizada, mais de dois terços dos beneficiários dos projetos do Horizonte 2020 eram “recém-chegados”: entidades que não foram financiadas ao abrigo do anterior programa-quadro, o 7ºPQ, as quais receberam menos de 20% do financiamento disponibilizado. Apenas os Estados-Membros que aderiram à União Europeia, após 2004, é que são uma exceção, pois os “recém-chegados” recebem mais financiamento, em todas as categorias,  para os seus projetos.

Esta monitorização feita aos “recém-chegados” demonstra que grande parte destes beneficiários são empresas privadas com fins lucrativos, nomeadamente PME (Pequenas e Médias Empresas).

Com este relatório foi possível concluir que a percentagem de “recém-chegados”, como indicador, deve ser utilizada com cuidado, bem como as comparações entre os diferentes componentes do programa que visam tipos semelhantes de beneficiários e as ações especificamente destinadas a alargar a participação no programa-quadro.

 

Consulte aqui o relatório completo.

Horizonte Europa
23/02/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |