Projetos apresentados no âmbito da iniciativa
A Comissão Europeia lançou, no dia 7 de abril, o NEB Lab, um espaço virtual de co-criação ao serviço da comunidade do Novo Bauhaus Europeu (NEB) para a realização de projetos que integrem beleza, sustentabilidade e inclusão nas nossas vidas quotidianas.
O NEB Lab pretende que os seus projetos traduzam o Novo Bauhaus Europeu em ações concretas que criem condições favoráveis para a transição verde e desencadeiem uma transformação tangível no terreno.
A comunidade NEB e as instituições da União Europeia (UE) irão desenvolver, autonomamente, propostas de projetos para o NEB Lab que contarão com o apoio de especialistas independentes. Pretende-se que os projetos criem ou repliquem lugares, produtos ou experiências; forneçam resultados práticos e replicáveis; procedam à mudança em benefício das comunidades e ecossistemas; se baseiem em parcerias internacionais e intersetoriais; informem os processos de formulação de políticas com os seus resultados e aprendizagens; ofereçam oportunidades de aprendizagem em código aberto para membros da comunidade; usem métodos e ferramentas de design participativo utilizando competências interdisciplinares.
O NEB Lab não fornece financiamento para projetos, no entanto, as equipas podem procurar opções de apoio e financiamento através de programas europeus, nacionais, regionais ou locais ou através de patrocínios.
Neste contexto, um dos primeiros projetos é uma análise regulatória e de experimentação para explorar como o contexto regulamentar, desde o nível local, regional, nacional até ao nível europeu, pode apoiar o desenvolvimento de projetos NEB. Este projeto envolve a realização de um inquérito que pretende mapear os desafios e oportunidades enfrentados no plano regulamentar pelos técnicos do ecossistema do ambiente construído e da construção (arquitetos, engenheiros, planeadores urbanos, funcionários públicos, construtores, designers e cidadãos). O inquérito pretende recolher experiências de pessoas no terreno que possam indicar se a legislação os impediu ou os ajudou a transformar o ambiente construído num ambiente mais sustentável, inclusivo e belo. Os resultados deste inquérito serão analisados em workshops com a comunidade de forma a identificar formas para melhorar o ambiente regulamentar em linha com os princípios do NEB.
Neste âmbito, a Comissão Europeia convida, ainda, quem tenha realizado um relatório, estudo, trabalho científico ou proposta de políticas sobre o enquadramento regulamentar do setor da construção que o partilhe até 30 de Junho de 2022 aqui. Com os resultados obtidos, a Comissão Europeia pretende abordar as barreiras regulamentares a vários níveis, em conjunto com os Estados Membros.
A Comissão Europeia lançou, no dia 7 de abril, os seguintes projetos do NEB Lab: Labelling strategy; Innovative funding - philanthropy; Innovative funding- crowdfunding. A estes juntam-se, ainda, outros já em andamento que nasceram da Comunidade NEB: New European Bauhaus goes South ; Nordic carbon neutral Bauhaus e New European Bauhaus of the mountains.
A ANI é o Ponto de Contacto Nacional para o NEB com a responsabilidade de promover a iniciativa e apoiar a participação portuguesa.