PT | EN



A Comissão Europeia (DG AGRI) está a promover o apelo à assinatura, por parte dos stakeholders nacionais, do Manifesto da Missão Solo da União Europeia (EU). As inscrições estarão abertas em contínuo.

Esta iniciativa visa promover o conhecimento local, a inovação e o investimento para sensibilizar para a necessidade de proteger os solos. O manifesto pode ser assinado por representantes de municípios, de regiões, de empresas, de organizações públicas ou privadas, de ONG, de organizações filantrópicas, de escolas e instituições de ensino, bem como de instituições de investigação. É possível assinar o manifesto individualmente e tornar-se deste modo “Amigo da Missão Solo”.

Os membros do manifesto poderão demonstrar o seu compromisso através da proteção e recuperação da saúde do solo, assim como participando em atividades de partilha de conhecimentos e de experiências em eventos destes temas. O nome das entidades será público, o que permitirá que outras entidades se conectem sobre as temáticas da saúde e proteção do solo.

As Missões da UE têm metas para cumprir até 2030 com o propósito de desenvolver soluções concretas para os desafios atuais, promovendo assim o desenvolvimento da sociedade em geral. No caso da Missão Solo pretende-se criar 100 laboratórios vivos e estruturas de referência para liderar a transição para solos saudáveis.

A convocatória para 2023, com 9 tópicos a concurso, está a decorrer até dia 20 de setembro. Portugal já captou 2.65 milhões de euros (M€) em 7 projetos (com 11 entidades envolvidas) que foram aprovados nos 2 primeiros concursos do Horizonte Europa, lançado no âmbito da Missão Solo, correspondendo a 1,7% do orçamento total disponível.

Inscreva-se no manifesto, aqui.

Consulte o Manifesto da Missão Solo, aqui.

 

A ANI, no âmbito da Rede PERIN, acompanha em Portugal as Missões “Planeta” do Horizonte Europa (Solo, Oceano & Águas, Clima, Cidades).

Horizonte Europa
28/04/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |