PT | EN


Governo Português aprova Regulamento do Processo de Reconhecimento de Polos de Inovação Digital

O Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital foi recentemente aprovado. Este documento, emitido pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, destina-se à criação de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital / Digital Innovation Hubs, tendo presente as prioridades definidas no Plano de Ação para a Transição Digital.

Esta Rede Nacional estará articulada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, estando enquadrada pelos programas-quadro europeus para 2021-2027 da Comissão Europeia para a I&D e Inovação (Horizonte 2020 e Digital Europe). Pretende-se que, depois de reconhecidos oficialmente, os Polos nacionais possam gerar valor acrescentado a nível europeu, tornando-se potencialmente candidatos a integrarem a Rede Europeia, após concurso(s) específico(s) a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

Os Polos de Inovação Digital (ou Digital Innovation Hubs) - redes colaborativas constituídas por centros de competências digitais específicas - têm como objetivo estimular a adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, através do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.

Face às significativas diferenças nos níveis de digitalização, em termos regionais e setoriais, a Rede Nacional de Polos de Inovação irá nascer através da cooperação entre vários parceiros, como os Centros de Interface (CIT), os Laboratórios Colaborativos (CoLAB) ou os Clusters de competitividade, em articulação com empresas e outras entidades de I&D e inovação, contribuindo para fortalecer o Sistema Nacional de Inovação.

No âmbito desta iniciativa, a ANI integrará a Comissão de Avaliação dos Digital Innovation Hubs.

Consulte os Polos de Inovação Digital reconhecidos em Diário da República.

Consulte as condições gerais para o reconhecimento dos Polos de Inovação Digital

Horizonte 2020
25/06/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias


Candidaturas Abertas: Rede Digital Innovation Hubs
16/12/2020
Apresentação de propostas até 8 de janeiro, 19h