PT | EN


Submissão de candidaturas para PME de maio a dezembro

A ANI, em parceria com a Enterprise Europe Network (EEN), estão a promover a participação das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas nos primeiros concursos de “financiamento em cascata” da Plataforma Colaborativa dos Clusters Europeus (Euroclusters), que irão financiar o acesso às ferramentas e serviços, para estimular a resiliência e acelerar a transição para uma economia mais verde e digital.

Os Euroclusters são iniciativas estratégicas que envolvem Clusters da Indústria Europeia e outros stakeholders da sociedade e agentes económicos na implementação da Estratégia Industrial da União Europeia, criando oportunidades de negócio para as PME, através do financiamento de 42 milhões de euros (M€) do Programa do Mercado Único da União Europeia, e promovendo a sua integração nas cadeias de valor estratégicas para o posicionamento da Europa a nível global.

Esta iniciativa visa 6 objetivos específicos:

  • Trabalhar em rede para melhorar a resiliência do ecossistema industrial europeu, reforçando as ligações entre as cadeias de valor no Mercado Único Europeu;
  • Promover a autonomia estratégica através da capacitação para a inovação, das cadeias de fornecimento e tecnologias mais críticas nos seus ecossistemas;
  • Adotar processos e tecnologias para reforçar a transformação numa economia mais verde e digital;
  • Formar para promover a melhoria e a requalificação dos recursos humanos, e assim, atrair talento;
  • Internacionalizar para impulsionar o acesso às cadeias de valor e de abastecimento globais;
  • Sensibilizar os agentes económicos, principalmente as PME, para além das regiões de implantação dos Euroclusters.

Em setembro de 2022 foram lançados 30 Euroclusters, com 171 parceiros, que abrangem 23 países e dão cobertura a 14 ecossistemas industriais.

 

Concursos abertos

Existem 6 concursos para várias áreas industriais com candidaturas abertas:

  • DREAM – Concurso de inovação aberta com financiamento de projetos orientados ao mercado para integração e implementação de tecnologias digitais em ambiente industrial. Submissão de propostas até dia 25 de maio.
  • EPICENTRE – Programa de aceleração para criação de novas cadeias de valor intersectoriais entre PME, Clusters, Mid-Caps, Grandes Empresas nas áreas TIC, Fintech, Saúde e Agroalimentar. Este programa de apoio ao negócio visa facilitar a adoção de novos processos e tecnologias e desenvolve-se em 3 fases: LAUNCH-SUSTAIN-DRIVE. Candidaturas abertas até dia 29 de maio.
  • SUAVE – Programa de apoio para estimular PME com projetos em Agricultura Urbana de modo a melhorar a sua resiliência, inovar e desenvolver novas soluções para a dupla transição verde e digital. Candidaturas abertas até 30 de maio.
  • SILICON EUROCLUSTER – Concurso para projetos demonstradores de microeletrónica que visa financiar 12 projetos de consórcios com 2 ou mais PME, que poderão receber até 80.000 €. Submissão de candidaturas até dia 31 de maio.
  • xBUILD-EU - Parceria Europeia focada na colaboração intersetorial e de fertilização cruzada entre os setores têxtil, construção e tecnologias avançadas. O concurso visa 3 tipologias de apoios: A-Inovação; B- Verde & Digital e C- Global. Submissão de propostas até dia 7 de junho.
  • METASTARS – Projeto “METAcluster Support Towards a more resiliente AeRospace and defense ecosystem” lança oferta de serviços de inovação para PME. Candidaturas abertas até dia 31 de dezembro.

Consulte mais informações, aqui.

Consulte todos os concursos disponíveis, aqui.

EEN
05/05/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |