PT | EN


 Cerca de 24 M€ atribuídos a instituições nacionais

No âmbito do programa Horizonte Europa, a Comissão Europeia atribuiu 23,9 M€ a projetos de inovação nacionais nas áreas abrangidas pelo Cluster 6: Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente, representando 2,4% do financiamento total do concurso.

Foram submetidas 199 propostas com participação nacional, das quais 57 foram aprovadas, correspondendo a uma taxa de sucesso de 28,6%, em linha com a média europeia. Dois dos projetos aprovados são coordenados por instituições portuguesas: o BioValue, gerido pela Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID), e o REALM, liderado pela NECTON – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas.

São 84 as entidades portuguesas que participam nos projetos aprovados, 15 das quais participam pela primeira vez em concursos de programas-quadro europeus de apoio à inovação.

“Estes são resultados que vêm consolidar o bom desempenho nacional nos programas-quadro europeus. As empresas portuguesas captaram cerca de 40% do financiamento nacional em Ambiente e Biotecnologia, o que é um resultado expressivo da dinâmica empresarial crescente neste tipo de instrumentos.”, afirma Joana Mendonça, Presidente da ANI.

Em Portugal, o Cluster 6 do Horizonte Europa: Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente é acompanhado pela ANI, no âmbito da rede PERIN.

horizonteeuropa
24/02/2022
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |