Sessão dinamizada em parceria com o CoLab4Food
A quinta conversa da iniciativa Innovation Talks, aconteceu no passado dia 30 de julho e debateu os processos de transferência de tecnologia no setor alimentar.
A transferência de tecnologia é vista como uma estratégia relevante para o crescimento económico dos mais variados setores. A indústria agroalimentar não é exceção e o tecido empresarial investe cada vez mais em atividades de Inovação e Desenvolvimento. Para discutir esta aproximação do setor alimentar à tecnologia estiveram nesta Innovation Talk José Teixeira, professor catedrático do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e Fátima Carvalho, diretora técnica e de qualidade do Grupo Primor. A conversa foi moderada por Miguel Teixeira, diretor executivo e científico do CoLab4Food.
Sobre os principais desafios da inovação no setor agroalimentar Fátima Carvalho acredita que o ponto de partida deve ser a existência de equipas estruturadas dentro das indústrias, que sejam capazes de se aproximar do sistema científico. A diretora técnica e de qualidade do Grupo Primor acredita ainda que é essencial que as universidades e as entidades de investigação conheçam e preparem os alunos para a realidade no terreno, de forma a que os projetos propostos tenham resultados efetivos para as empresas.
Na visão de José Teixeira o conhecimento mútuo é o principal desafio, uma vez que deve haver uma boa perceção das diferentes realidades, tanto da parte da Academia como da Indústria. O professor da Universidade do Minho defende ainda que é necessário começar a olhar de forma diferente para a os recursos altamente qualificados e atribuir-lhe a importância devida e o seu papel no desenvolvimento dos diversos setores económicos.
As Innovation Talks regressam em setembro, sendo que, em breve, serão divulgados os temas e oradores das próximas sessões. Até lá pode ver ou rever todas as conversas, disponíveis no site e canal de Youtube da ANI.