Tem o objetivo de encontrar soluções para as alterações climáticas
Com o objetivo de envolver mais os cidadãos na investigação e inovação sobre as alterações climáticas, a Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia (DG RTD) lançou o primeiro campeonato hackathon para cidadãos europeus.
Esta nova iniciativa tem como objetivo promover a criação de soluções para as alterações climáticas, impulsionadas pelas necessidades dos cidadãos e cocriadas com os cidadãos, juntamente com a indústria, cidades, regiões, administrações públicas e, naturalmente, as comunidades de investigação. Apoiará igualmente a Missão da EU Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima e a Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas, a fim de capacitar os cidadãos para moldarem o futuro, atenuarem as alterações climáticas e adaptarem-se às mesmas.
A primeira fase irá consistir numa série de maratonas de programação locais organizadas por 22 organizações em toda a Europa (Estados-Membros da UE e Estados associados). Equipas compostas por cidadãos e investigadores vão competir pelas melhores soluções para os desafios das alterações climáticas. As equipas vencedoras recebem formação e orientação, através de um programa especificamente desenvolvido para continuar a desenvolver as suas ideias e prepará-las para competir na final da UE.
Na segunda fase, as equipas vencedoras de todas os hackathons locais competem entre si num hackathon europeu final, que terá lugar no outono de 2024 e irá servir para encontrar três campeões europeus. O Campeonato será implementado principalmente online com os serviços de um consórcio, selecionado na sequência de um convite à apresentação de propostas.
Para mais informações clique aqui.
Clique aqui para se registar em qualquer um dos 22 hackathons locais de programação, que terão lugar a partir de maio de 2024.