Vencedores conhecidos em novembro
Foram divulgadas as 12 cidades semifinalistas da 9.ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital Awards) 2023, sendo que uma é portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa. O anúncio final dos vencedores será divulgado em novembro, na cerimónia de entrega de prémios em Marselha.
Este prémio, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) no âmbito do Horizonte Europa, reconhece o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção da inovação revolucionária.
Candidatas a tornarem-se Capital Europeia da Inovação de 2023 estão ainda Başakşehir e Istambul (Turquia), Kiev e Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia). Por sua vez, Bruges (Bélgica), Cork (Irlanda), Leiden (Países Baixos), Linköping (Suécia), Linz (Áustria) e Padova (Itália) são as semifinalistas e tornarem-se Cidade Europeia Inovadora em Ascensão.
A cidade vencedora da categoria “Capital Europeia da Inovação”, além do prestígio, irá receber um prémio de 1 milhão de euros, enquanto os dois segundos classificados desta categoria receberão 100 mil euros cada. A vencedora da Categoria “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” irá receber 500 mil euros e os dois segundos classificados receberão 50 mil euros cada.
O iCapital é promovido em Portugal pela ANI, no âmbito da Rede PERIN, tendo uma rede de apoio à participação nacional nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem investigação e inovação. Através desta iniciativa, a União Europeia reconhece as cidades com ecossistemas de inovação inclusivos que ligam o público ao meio académico, às empresas e ao setor público, a fim de melhorar o bem-estar da sociedade.
Consulte mais informações, aqui.