Conselho Europeu de Inovação financia três projetos coordenados por entidades nacionais
O Programa Pathfinder Open do Conselho Europeu de Inovação (EIC) atribuiu 7 milhões de euros a Portugal, o que representa uma taxa de captação de 4% do orçamento total deste instrumento de financiamento europeu e uma taxa de sucesso de 8%. No total existem 13 participações portuguesas em projetos financiados, três dos quais são liderados por instituições portuguesas: Neurosense, CATCHER e NanoXCAN.
A Presidente da ANI, Joana Mendonça, destaca que “estes resultados do EIC Pathfinder demonstram que estamos no bom caminho para atingir a meta de duplicar a participação nacional no Horizonte Europa. Portugal conseguiu uma taxa de sucesso de 8% (superando a taxa média de sucesso europeia de 6%). Fomos o 3º país europeu com maior taxa de sucesso, apenas ultrapassados pela Hungria e pelo Luxemburgo, o que evidencia o trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido pelo ecossistema de inovação.”
Este instrumento financeiro do Conselho Europeu de Inovação apoia a concretização de projetos de I&D que visam o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras, disruptivas e revolucionárias, em estágio inicial e de diversas áreas. O concurso recebeu um total de 908 propostas de instituições de ensino superior e de investigação, das quais 29% são do setor privado e destas 67% são PME.
O programa EIC Pathfinder faz parte do Pilar III do Horizonte Europa – Europa Inovadora e é acompanhado, em Portugal, pela ANI, no âmbito da rede PERIN.