PT | EN


A entrega dos Procura+ Awards, que decorreu em Stavenger (Noruega), no dia 24 de setembro, distinguiu Zurique, Ghent, Frederiksberg e o CERN, reconhecendo as entidades que registaram as Compras Públicas de maior sucesso.

Os Procura+ Awards reconhecem sistemas de compras públicas já implementadas, que se distinguem pela inovação e sustentabilidade e que resultam em melhorias significativas em bens e serviços públicos, processos e infraestruturas. Os prémios são cofinanciados pelo Procure2Innovate, projeto financiado pela Comissão Europeia que tem como objectivo estratégico a construção de uma rede sólida de centros de competência que facilitem a partilha de conhecimento e de experiências.

A cidade suíça de Zurique venceu na categoria “Procurement Initiative of the Year”, Ghent (Bélgica) foi a vencedora de “Sustainable Procurement of the Year”; o município de Frederiksberg (Dinamarca) ganhou em “Innovation Procurement of the Year” e o CERN foi o vencedor de “Outstanding Innovation in ICT Procurement”.

O prémio atribuído a Zurique tem como objetivo distinguir a iniciativa do ano que melhor se destaca em Compras Públicas, reconhecendo a utilização de betão reciclado na construção de edifícios, nomeadamente no novo museu de arte. Com esta iniciativa, a cidade suíça poupou cerca de 17,000m3 de materiais virgens, evitando, também, a colocação dos materiais usados em aterros. Zurique estátambém, a usar asfalto reciclado e recuperado na pavimentação de ruas.

Ghent venceu na categoria de compras públicas sustentáveis, graças a um programa piloto de aquisição de vestuário de trabalho eticamente produzido. A cidade belga trabalhou em parceria com os seus fornecedores de forma a conseguir um produto socialmente responsável.

A excelência da “parceria para a inovação” que o Município de Frederiksberg (Dinamarca) estabeleceu para soluções relacionadas com a drenagem descentralizada de precipitação extrema (> 100 mm/h), nomeadamente o diálogo com o mercado realizado e o procedimento propriamente dito de “parceria para a inovação” implementado, valeu-lhe o prémio de compra pública inovadora do ano.O CERN concorria com Helsínquia (Finlândia) pelo prémio que distingue as compras públicas inovadoras na área das TIC e venceu com a sua solução de aquisição de armazenamento de dados em “nuvem” aberta. Esta aquisição foi feita em regime de compra pré-comercial.

As compras públicas poderão ser um instrumento importante de indução de inovação e atividades de I&D, quer nas empresas quer nas entidades públicas compradoras de produtos e serviços. Neste sentido, a Agência Nacional de Inovação tem em curso o desenvolvimento de ações que visam estimular a inovação através dos processos de compra pública.

07/10/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |