Documento prevê mobilização de 14,7 mil milhões de euros
A Comissão Europeia aprovou o principal Programa de Trabalho do Horizonte Europa para o período 2021-2022, documento no qual são definidos os objetivos e as áreas temáticas específicas que receberão um total de 14,7 mil milhões de euros em financiamento para investigação e inovação.
O Programa Horizonte Europa pretende ajudar a acelerar a transição verde e digital, contribuir para uma recuperação sustentável da pandemia e para a resiliência da União Europeia contra crises futuras. Visa, igualmente, apoiar os investigadores europeus na construção de ecossistemas de inovação europeus mais ligados e eficientes, bem como criar infraestruturas de investigação de classe mundial.
O Programa de Trabalho Principal do Horizonte Europa divide-se em vários programas de trabalho dividido por temas ou Clusters. Cada Cluster tem o seu programa de trabalhos próprio e é em cada um destes documentos que podem encontrar os concursos e tópicos que irão abrir em 2021-2022, para além das suas condições específicas, datas de abertura e respetivos prazos.
Os primeiros Programas de Trabalho foram publicados no Funding and Tenders Portal e podem ser consultados por Cluster:
- Cluster 2 – Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva;
- Cluster 3 – Segurança Civil para a Sociedade;
- Cluster 4 – Digital, Indústria e Espaço;
- Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade;
- Cluster 6 - Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente.
O Horizonte Europa é o nono Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia e será fundamental na recuperação e preparação para uma Europa mais verde, digital e inclusiva.