PT | EN


Projeto teve como principal objetivo utilizar novos materiais e métodos de fabrico para o desenvolvimento de um inovador tipo de lajes aligeiradas integralmente pré-fabricadas, de elevado desempenho material, estrutural e térmico, e com adequado compromisso de leveza, robustez, isolamento acústico e resistência ao fogo

O projeto PreSlabTec, apoiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção, e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do NORTE 2020, será apresentado internacionalmente no próximo dia 26 de maio a entidades provenientes da Europa, da América, da Índia e do Irão. O sistema construtivo inovador para laje aligeirada integralmente pré-fabricada de elevado desempenho comportamental, desenvolvido pelo consórcio, que integra a Civitest – Pesquisa de Novos Materiais para a Engenharia Civil, Lda., a Serralharia Cunha, Lda. e a Universidade do Minho, ainda não chegou ao mercado, mas já desperta o interesse aos níveis nacional e internacional. Esta apresentação de resultados com convidados internacionais sucede à sessão pública de demonstração, que se realizou no dia 31 de março.

O PreSlabTec teve como principal objetivo utilizar novos materiais e métodos de fabrico para o desenvolvimento de um inovador tipo de lajes aligeiradas integralmente pré-fabricadas, de elevado desempenho material, estrutural e térmico, e com adequado compromisso de leveza, robustez, isolamento acústico e resistência ao fogo (ver Figura 1). Esta laje, patenteada, mobiliza eficazmente as potencialidades e propriedades dos seus constituintes, nomeadamente do betão reforçado com fibras, perfis em aço alveolados, e materiais de aligeiramento, isolamento térmico, acústico e de proteção ao fogo, os quais são aplicados segundo um novo processo de construção industrializada assegurando durabilidade, leveza, flexibilidade geométrica e comportamento estrutural e funcional superiores a qualquer outra solução pré-fabricada existente (ver Figura 2). A solução apresenta um nível de pré-fabricação total, pelo que permite uma mais fácil e rápida construção de pavimentos de qualquer tipo de edifícios, incluindo em intervenções de reabilitação.

Figura 1 - Conceito PreSlabTec

Figura 2 - Avaliação do comportamento estrutural das lajes PreSlabTec

O projeto surgiu da necessidade de um cliente da CiviTest que procurava uma solução construtiva para pavimentos de edifícios de habitação e comércio que fosse totalmente pré-fabricada, mais leve que as soluções existentes, com possibilidade de já integrar materiais de isolamento, ou de sua fácil e rápida aplicação em obra. A possibilidade de colocar estes elementos na estrutura resistente com equipamento de relativa baixa capacidade de carga era requisito fundamental, pois não era possível usar gruas fixas para este efeito. A sua fácil e rápida fixação à estrutura porticada resistente era também um dos requisitos recomendados.

Assim, a CiviTest desenvolveu algumas atividades experimentais ao abrigo de um projeto interno ao qual se atribuiu a designação PreBeamTec e que demonstrou que o conceito apresentava extraordinário comportamento estrutural, com elevada capacidade de carga, rigidez e ductilidade. “Ainda ao abrigo do PreBeamTec foram efetuados estudos paramétricos por modelação numérica avançada (simulando o comportamento não linear dos materiais constituintes) de forma a se ter uma primeira estimativa da competitividade da solução para vãos até 12 metros. Os resultados foram suficientemente estimulantes para se decidir avançar para a elaboração da candidatura PreSlabTec, pois reconheceu-se ser fundamental reunir parceiros com competências não cobertas pela CiviTest, nomeadamente: de otimização e fabrico de perfis de chapa de aço maquinada; e de avaliação do comportamento térmico, acústico e sob fogo.” A Serralharia Cunha foi, então, convidada a integrar o consórcio e, desta forma, dar resposta ao primeiro tipo de competências, bem como o foi o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho para responder ao segundo.

Após a constituição do consórcio, o projeto PreSlabTec foi executado entre outubro de 2018 e março de 2021, de forma a tornar possível demonstrar perante a comunidade científica e técnica o seu conceito em protótipos à escala real (até 12 metros de vão) e numa instalação piloto (laboratório a céu aberto - ver Figura 3). Uma descrição do processo construtivo que deu origem à instalação piloto pode ser encontrada aqui. Foi assim que, no passado dia 31 de março, o consórcio apresentou publicamente os resultados do projeto, bem como um seminário em que foram expostos, com maior detalhe, os principais desenvolvimentos técnico-científicos e os resultados obtidos.

Figura 3 - Construção da instalação piloto - laboratório a céu aberto

O consórcio, “encontra-se, na presente data, a iniciar a monitorização da instalação piloto (como laboratório a céu aberto) e apresentar a mesma a potenciais futuros clientes. A curto prazo pretende-se executar aplicações piloto em clientes ‘reais’,  criar condições para o fabrico industrializado, bem como instruir o processo para a Marcação CE do produto.”

Pouco mais de um mês após a conclusão do projeto, o mesmo já teria condições de marcar presença no mercado. No entanto, “a sua competitividade exige uma execução automatizada, o que requer instalações dedicadas, com significativo investimento, condições estas que estão a ser ponderadas. A leveza do produto, a sua capacidade de ser fornecido completamente ou parcialmente pré-fabricado e as excecionais propriedades demonstradas sugerem elevado potencial de internacionalização.”

O apoio da ANI, através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção, ao PreSlabTec foi, afirma o consórcio, fundamental, desde logo, para a contratação de recursos humanos que estiveram completamente alocados ao projeto, bem como possibilitou a produção de protótipos à escala real e de uma instalação piloto, essenciais para a validação do conceito e para alavancar todo o processo de divulgação.

Projetos Demonstradores sessão de demonstração de resultados
29/04/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |