Vencedor foi anunciado na edição de 2020 da Web Summit
O projeto SMART, desenvolvido por investigadores de cinco instituições portuguesas e promovido pelo programa MIT Portugal, é o vencedor da primeira edição do AI Moonshot Challenge, concurso organizado pela Agência Espacial Europeia, em colaboração com a ANI, a FCT, a Unbabel e a Agência Espacial Europeia (ESA). O vencedor foi anunciado a 3 de dezembro, durante a Web Summit 2020, também parceira da iniciativa.
Liderada pelo Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA-IST), a equipa do projeto SMART irá receber 500 mil euros para desenvolver uma solução que utiliza dados de satélite artificial para combater a poluição dos oceanos.
O projeto vencedor pretende conjugar a aprendizagem automática com os princípios das leis da física para construir modelos de previsão e simulação da acumulação do plástico no Oceano. O objetivo é recorrer a dados de satélite do programa Copernicus para determinar as frequências apropriadas para a deteção de materiais plásticos em massas de água.
O concurso internacional AI Moonshot Challenge vai regressar em 2021 para a sua segunda edição para encontrar ideias disruptivas que conjuguem dados de satélite e Inteligência Artificial para a deteção de plástico nos Oceanos.