PT | EN


O relatório “Towards a Policy Dialogue and Exchange of Best Practices on Knowledge Valorisation”, promovido pela Comissão Europeia, destaca as melhores práticas de valorização do conhecimento em vários países europeus, em 11 áreas distintas.

Portugal destaca-se nas áreas Knowledge Transfer Intermediaries, Industry – academia interactions e Dissemination (Open Science, Open Innovation & platforms), nomeadamente através de iniciativas dinamizadas pela ANI - Agência Nacional de Inovação, com vários exemplos de  melhores práticas para a valorização do conhecimento.

Entre as iniciativas da ANI, a Rede de Transferência de Tecnologia foi destacada como exemplo enquanto intermediária de transferência de conhecimentos. Na área das interações entre indústria e academia, foi mencionado o programa Born from Knowledge, a iniciativa Demonstrador Tecnológico, e o instrumento de financiamento Projetos Demonstradores. No que diz respeito à disseminação, o destaque foi para o Portal da Inovação, pelo seu caracter inovador e potencial de ligação entre oferta e procura de tecnologia.

As conclusões do relatório revelam que há interesse da parte dos Estados-membros na partilha de melhores práticas de valorização do conhecimento. Entre os próximos passos propostos pela Comissão Europeia estão a criação de eventos para a partilha de melhores práticas e troca de conhecimento entre pares, a criação de uma plataforma de IT, e ainda de um concurso europeu de práticas de valorização do conhecimento.

O inquérito que deu origem ao relatório contou com a participação de 23 países. O relatório final foi desenvolvido pela Direção-Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia, mais concretamente pela unidade “Valorisation policies & IPR”, do diretório “Prosperity”.

Leia o relatório completo aqui.

02/03/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |