PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

No horizonte de mais uma sessão do conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente, a plataforma Microsoft Teams acolheu mais um Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação". As palavras do dia? Automóvel, Aeronáutica e Espaço.

Alexandre Almeida (ANI) iniciou o evento com a apresentação de indicadores ligados aos projetos do setor financiados no âmbito do Portugal 2020, naquela que foi a análise do estado da arte e que precedeu a mesa redonda.

 

Potencial existe, mas é preciso desenvolver

Da Caetano Aeronautic, António Castro focou a sua intervenção na diferença que ainda existe entre o setor aeronáutico e automóvel, uma vez que o processo produtivo ainda encontra um fosso grande entre os dois. A falta de conhecimento não é o problema, admite, mas sim a sua aplicação nos processos de desenvolvimento.

Já André Oliveira, do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, destacou a forte relação que este setor tem com os domínios das TIC e das Tecnologias de Processo. O orador falou ainda na necessidade de se fomentar abordagens de alto risco na I&D ligada ao setor.

A dar voz ao AED Cluster Portugal esteve José Neves, que abordou inicialmente as dificuldades que a pandemia da Covid-19 tem criado à indústria aeronáutica. Por outro lado, reforçou a ideia de que, apesar da boa qualidade de ensino na área, o país ainda falta de mão de obra especializada a trabalhar nas fábricas.

 

Os projetos que querem mudar o setor

A apresentação de projetos de I&D com potencial de valorização do mercado na área do Automóvel, Aeronáutica e Espaço marcou a segunda parte da manhã.

No âmbito das tecnologias avançadas aplicadas ao automóvel, destaque para os projetos SEE-Q e Probing. O primeiro é um sistema de inspeção de qualidade para a indústria automóvel, enquanto que o segundo se baseia em novos produtos de Inspeção da Qualidade de Juntas Brasadas por Laser com recurso a Ensaios Não Destrutivos Integrados.

No domínio das TIC aplicadas ao automóvel, aeronáutica e espaço, a tecnologia SaaS (Software-as-a-Service) e PaaS (Platform-as-a-Service) disponibiliza serviços diferenciadores que acrescentam valor aos vários intervenientes na mobilidade elétrica, por exemplo: condutores de veículos elétricos, detentores de postos, operadores, fabricantes, comercializadores de eletricidade e entidades públicas.

Ainda neste domínio, foi apresentada a tecnologia wiiGO, que desenvolve robots que transportam material dos 0 aos 1500 kg seja a seguir um operador, seja a navegar de forma autónoma e natural dentro da fábrica.

Por último, foi apresentado um Airship dirigível híbrido, uma aeronave desenvolvida para transporte autónomo e sustentável de carga a longas distâncias, para suporte a operações de robótica aérea de grande exigência, nomeadamente para operações de vigilância e inspeção e para operações de aplicação inteligente de produtos adaptado especialmente para aplicação de defensivos e fertilizantes agrícolas.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Última sessão com data marcada

Depois de 14 sessões a falar sobre Inovação, o Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação" despede-se a falar de Turismo. O último encontro está marcado para o dia 17 de julho na plataforma Microsoft Teams.

 

O Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação" é promovido no âmbito do SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

16/07/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |