Lançamento a 15 e 16 de fevereiro
O reforço de uma estratégia de inovação para Portugal exige dar especial atenção às pessoas, ao conhecimento e à sua transferência, contribuindo para a competitividade baseada em conhecimento e inovação, central para a criação de valor e aceleração do desenvolvimento de novos produtos e serviços.
O Roteiro da Inovação tem por objetivo reforçar a confiança nos agentes públicos e privados e divulgar casos relevantes de inovação e com potencial de demonstração.
Focando alguns exemplos de investigação colaborativa, aberta e orientada para responder a grandes desafios nacionais e globais, como a transformação digital, a inteligência artificial ou os cuidados de saúde, o Roteiro integra ainda um conjunto de casos ilustrativos da Investigação e Inovação em setores de atividade e regiões em que a aposta no conhecimento e na inovação tem permitido apoiar o desenvolvimento de redes de inovação e novas atividades, novos equipamentos, métodos e tecnologias em diferentes setores - agrícola e alimentar (frutas, legumes, vinha, entre outros), a floresta, o Mar, o têxtil, ou ainda na administração pública e na sociedade em geral.
A mobilização de diferentes agentes em dinâmicas de Investigação e Inovação será crucial para o surgimento de agendas colaborativas, o reforço do investimento em I&D e mais emprego qualificado numa nova fase de desenvolvimento de Portugal.
Go PortugalA sessão de lançamento do Roteiro Inovação contará no programa com um momento para as assinaturas dos protocolos das parcerias internacionais, em que se renovarão as colaborações existentes e se irão estabelecer novas. Uma década após a criação das parcerias internacionais entre Portugal e a Carnegie Mellon University, o MIT, a University of Texas at Austin e a Fraunhofer Gesellschaft, é hoje evidente que a aposta na qualificação de recursos humanos ao melhor nível internacional resultou no desenvolvimento de novas plataformas de investigação e crescimento económico, juntamente com programas de formação avançada, multidisciplinares que, incorporando componentes de inovação e empreendedorismo, tornaram estas parcerias num modelo de colaboração internacional.
Para o período 2018-2030 a iniciativa GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal tem como objectivo estimular o desenvolvimento científico e empresarial, promover a afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica de uma agenda inovadora sobre “Interacções Atlânticas”, atrair financiamento e mobilizando diversos atores, nacionais e internacionais, com uma abordagem inovadora em diversas áreas do conhecimento. Esta nova fase proporcionará a criação de emprego qualificado, atraindo para Portugal recursos humanos de reconhecido mérito internacional.
Sessões e agentes públicos e privados do Roteiro O Roteiro estrutura-se em torno de
várias sessões, iniciando-se no dia 15 de Fevereiro de 2018, e incluindo visitas, eventos e reuniões com diversos tipos de
agentes públicos e privados fundamentais, devendo os mesmos estar associados ao desenho global do conjunto das sessões:
- Empresas com atividade relevante de I&D;
- Novas Empresas de base tecnológica, designadamente em centros de incubação;
- Centros Interface e novos Laboratórios Colaborativos (CoLABs);
- Centros de I&D, designadamente em Universidades e Politécnicos;
- Instituições da administração pública;
- Centros de difusão da cultura científica, designadamente Centros Ciência Viva.
Consulte a Agenda e os locais do Roteiro:
15 fevereiro |
16 fevereiro