PT | EN


21 de março, Régia Douro Park

O projeto ABCyeasts vai apresentar os seus resultados numa sessão pública que decorre no próximo dia 21 de março, no Régia Douro Park, em Vila Real.

Este projeto tem como objetivo investigar e desenvolver produtos inovadores, baseados em leveduras, com ação antagonista contra agentes fitopatogénicos na vinha, de fungos contaminantes das uvas pós-colheita e de leveduras e bactérias contaminantes de mostos e vinho. Estes produtos representam soluções biológicas que idealmente poderão substituir ou, pelo menos permitir a redução da utilização dos produtos químicos de controlo microbiológico na indústria vitivinícola. 

Para se atingir os resultados pretendidos, será constituído um banco de leveduras de Agentes de Bio Controlo (ABC) a partir de duas coleções de leveduras vínicas autóctones, onde serão aplicados diversos critérios de seleção, de modo a permitir o desenvolvimento de 3 portfólios de leveduras em função dos alvos a testar, que darão origem a produtos direrentes: ABC1 contra fungos não-biotróficos da videira; ABC2 contra fungos biotróficos e ABC3 contra agentes contaminantes pós-colheira.

A PROENOL – Indústria Biológica é a principal promotora deste projeto e conta ainda com dois copromotores, a UTAD e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), que aliam os seus conhecimentos técnico-científicos para o sucesso do projeto. A Sogrape também colabora como stakeholder, estando diretamente envolvido na avaliação dos resultados alcançados com os protótipos obtidos.

As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório, aqui.

Consulte o Programa aqui.

 

O projeto ABCYeast foi apoiado pela ANI através do I&D Empresarial - Projetos em Copromoção e cofinanciado pelo NORTE2020, PORTUGAL2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

FEDER
16/03/2023
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |