22, 30 de novembro e 2 de dezembro, formato híbrido
A Comissão Europeia, em coordenação com os Estados-Membros, está a organizar três workshops dedicados ao European Chips Act, nos quais se pretende delinear e desenvolver propostas para as PMEs, discutir os próximos passos na criação de centros de competência em semicondutores, e fomentar o desenvolvimento de capacidades em microeletrónica e semicondutores na Europa.
Os eventos decorrem nos dias 22 de novembro, das 9h30 às 12h30, em formato digital, dia 30 de novembro, das 10h às 16h, em Varsóvia e em formato digital, e dia 2 de dezembro, em formato híbrido, das 9h às 12h30, na Rue de la Loi 51, 1º andar, sala 45, no edifício Copernicus, em Bruxelas.
A primeira sessão, que decorre no dia 22 de novembro, centrar-se-á nas oportunidades de financiamento da design platform, um ambiente virtual que será partilhado em toda a União Europeia, como uma plataforma acessível, não discriminatória e transparente, que estimula uma ampla cooperação entre utilizadores e atores-chave do ecossistema, e reforça a capacidade de design da Europa. Para além disso serão exploradas as oportunidades do Chips Fund.
O Chips Fund terá o propósito de dar apoio financeiro a start-ups e PMEs, através de produtos lançados pelo Conselho Europeu de Inovação e pelo Grupo BEI.
A participação é em formato digital e limitada, sendo de registo obrigatório.
Consulte o programa do workshop, aqui.
A segunda sessão, dia 30 de novembro, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Económico, Trabalho e Tecnologia Polaco e pela Comissão Europeia, terá como foco a criação de centros de competência em semicondutores. Estes centros são elementos cruciais da Chips for Europe Iniciative, que irá apoiar as PME, com tecnologia em semicondutores, e contribuir para a formação da mão-de-obra.
A participação será tanto presencial como em formato digital, sendo de registo obrigatório.
Consulte o programa do workshop, aqui.
A última sessão, no dia 2 de dezembro, será dedicada às competências em microeletrónica e semicondutores. Este evento é organizado pela SEMI e pela Comissão Europeia que debaterá as necessidades da indústria, as suas limitações e melhores práticas, para impulsionar o desenvolvimento de competências em semicondutores na Europa.
Após uma primeira parte plenária, os participantes serão divididos em 3 ou 4 grupos que vão debater os diversos tópicos tais como a facilitação da mobilidade, upskilling e reskilling em microeletrónica e a antevisão das necessidades e competências para o futuro.
A participação é presencial e parcialmente em formato digital, sendo de registo obrigatório.