PT | EN


Smartex.Ai foi distinguida pela ANI

Uma tecnologia que permite, através do uso de Inteligência Artificial (IA), detetar imperfeições na produção de tecidos, evitando a produção com defeitos foi a vencedora da distinção BfK Awards, atribuída pela ANI, na edição deste ano do Altice International Innovation Award, promovido pela Altice Portugal.

A solução, desenvolvida pela start-up portuguesa Smartex.Ai, permite a redução de custos com materiais e de produção, além de apresentar ganhos ambientais significativos.

O algoritmo de IA utilizado garante uma rastreabilidade de defeitos próxima de 100%. Esta solução permite assim evitar o desperdício ao detetar estas imperfeições numa fase inicial da cadeia de produção. Deste modo, a start-up garante um retorno do investimento em menos de um ano, além de uma poupança de mais de 2 milhões de toneladas de água, 166.320 kWh de energia e de 41.338 quilos de emissões de CO2.

“A Smartex.Ai tem vindo a demonstrar que a solução que desenvolveu tem óbvias mais-valias face à concorrência. Ao permitir não só a redução dos custos de materiais e de produção numa indústria com enorme tradição em Portugal, a qual tem sido, de resto, um exemplo na capacidade de inovação no país, mas também ganhos ambientais significativos, faz com que esta start-up seja um caso de sucesso sobre o qual vamos ouvir falar bastante nos próximos anos. É, portanto, um justo vencedor da distinção BfK Awards”, afirma João Borga, administrador da ANI.

O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.

BfK AWARDS
25/11/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |