País foi o 5º a aprovar a Convenção do novo Observatório internacional
O acordo que estabelece a fundação do Square Kilometre Array Observatory (SKAO), um novo Observatório internacional, foi recentemente aprovado pela Assembleia da República Portuguesa. Portugal, que havia assinado a Convenção a 12 de março de 2019, integra agora oficialmente o grupo de países membros fundadores do SKAO.
O país junta-se à Holanda, Itália, África do Sul e Austrália, cooperando no estabelecimento de uma organização intergovernamental que tem por objetivo construir e operar os maiores radiotelescópios do mundo, que quais ficarão localizados na África do Sul e na Austrália.
Apesar do sucesso do processo de ratificação legislativa português, é ainda necessário que o Reino Unido, 3º país anfitrião da organização e sede do SKAO Global, conclua o mesmo procedimento, para que o Observatório entre em funcionamento já em 2021.
Até ao momento, existe já um forte envolvimento português no projeto através da inclusão de cientistas, engenheiros e da indústria portuguesa no desenho e desenvolvimento científico do Observatório. Quando estiver finalizado, a Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, que atua em representação do Governo português no sentido de promover o país no mercado espacial internacional, será o representante nacional no SKOA.
A participação portuguesa no Square Kilometre Array Observatory estimula a Investigação & Desenvolvimento na área da astronomia e vem reforçar a cooperação científica a nível global, tratando-se igualmente de uma ótima oportunidade para promover o desenvolvimento empresarial e tecnológico nacional.