Disponível no Google Play ou App Store
A aplicação STAYAWAY COVID já está disponível e pronta para ser utilizada pela população em Portugal. O projeto do Centro de Interface (CIT) INESC TEC, em articulação com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e as spin-offs Keyruptive e Ubirider, assume-se como uma ferramenta para ajudar a travar cadeias de contágio da Covid-19 em território nacional. Esta ferramenta pode ser descarregada para smartphones com sistema operativo Android ou IOS e a sua utilização é voluntária e gratuita, além de garantir o anonimato em todas as fases do processo.
Dispensando dados pessoais para funcionar, a app STAYWAY COVID permitirá que o telemóvel dos utilizadores guarde identificadores aleatórios de outros equipamentos próximos que também tenham a aplicação instalada e ativa. Serão guardados identificadores de smartphones que tenham estado mais de 15 minutos a uma distância inferior a dois metros de outro utilizador.
Se um utilizador for diagnosticado com Covid-19, ser-lhe-á facultado pelo médico um código que poderá inserir na aplicação. A partir daí, a plataforma lançará um alerta aos identificadores que tenham estado próximos do telemóvel do doente, garantido a confidencialidade da informação. Após a receção do alerta, os utilizadores da aplicação deverão ter atenção redobrada face ao seu estado de saúde, ficando ao seu critério o contactar ou não as entidades competentes.
O projeto do INESC TEC será apresentado formalmente no próximo dia 1 de setembro.