App quer ajudar a quebrar cadeias de transmissão
O Centro de Interface INESC TEC, em articulação com o ISPUP e as spin-offs Keyruptive e Ubirider, desenvolveu a aplicação STAYAWAY COVID, que, baseada nas funcionalidades de notificações de exposição da Apple e da Google, tem como objetivo principal identificar e contribuir para interromper cadeias de contágio da Covid-19. A ferramenta inovadora levada a cabo no âmbito do programa INCoDe.2030, permitirá que cada cidadão seja informado sobre a possibilidade de contágio a partir da monitorização dos seus anteriores contactos.
Este rastreio de proximidade pan-europeu funciona tendo por base uma aplicação móvel instalada nos telemóveis que, simultaneamente, emite identificadores únicos e, como um radar, recolhe os identificadores únicos emitidos pelos telemóveis próximos. Aquando da receção de outros identificadores, a aplicação verifica se o telemóvel no qual está instalada esteve próximo de um determinado telemóvel se lhe for fornecido um dos identificadores por ele emitido. Permite-se, assim, avaliar determinada pessoa terá estado em contacto com esse telemóvel e se este contacto representa ou não risco de contágio.
Escolhida pelo Governo como a solução de rastreio digital a adotar em Portugal, a app rege-se pelos princípios de utilização voluntária e proteção da privacidade individual, não implicando qualquer recolha de informação pessoal por parte das entidades de saúde que gerem o sistema.
A ANI tem como responsabilidade promover, dinamizar e apoiar as atividades dos Centros de Interface.