Prémio foi atribuído à EcoX no âmbito da 9ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
O projeto de biotecnologia EcoX foi distinguido com um BfK Awards, atribuído pela ANI, no âmbito da 9ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. A tecnologia foi desenvolvida pela Ecoxperience, uma spin off da Universidade de Coimbra, e tem como mais-valia a formulação de diversos produtos de limpeza, nomeadamente detergentes, que para além de 100% biodegradáveis e vegan, assentam num modelo de negócio baseado na economia circular.
Este é um conceito que valoriza o óleo alimentar usado, um resíduo que provoca graves danos nas nossas casas, na rede pública, nos solos, nos meios aquáticos e clima. Os óleos alimentares não devem ser deitados no ralo da pia ou sanita, mas encaminhados para sistemas de recolha adequados. Com projetos ecológicos como o EcoX contribui-se para a consciencialização desta problemática e para a recolha tanto na rede pública como nos oleões colocados nas lojas parceiras. As soluções desenvolvidas já testadas em laboratório permitem que possam ser utilizados diferentes óleos como o vegetal, de amendoim, girassol, soja, de milho e azeite.
Para além disso, o EcoX permite reduzir em 50% a extração de recursos naturais para produzir os mais diversos produtos de limpeza.
A reutilização das embalagens EcoX através da venda a granel nas lojas parceiras é outra das vantagens do projeto, na medida em que reduz significativamente a produção dos resíduos relacionados com as embalagens de plástico. O granel surge também como um fator de prevenção da produção de “lixo”, permitindo aos consumidores escolher a quantidade de produto de que precisam, abdicando de quantidades pré-definidas e que nem sempre correspondem às necessidades individuais ou familiares. O projeto criou uma embalagem com 50% de plástico reciclado para que possa ser reutilizada várias vezes. As embalagens depois de usadas são higienizadas, qualificadas, voltam a ser cheias e colocadas no mercado.
Os números da Ecoxperience mostram o alcance deste produto inovador que já permitiu reciclar 24.000 litros de óleo alimentar usado e evitar o uso de 113 882 embalagens de uso único. O detergente ecológico é comercializado em 200 pontos de venda e já foram vendidas 257 toneladas, essencialmente a granel.
“Este projeto cria impacto em diversos níveis, como a diminuição do uso de embalagens, o incentivo à reciclagem do óleo alimentar usado, maior acesso à informação e contribuição para sensibilizar os consumidores de modo a provocar mudanças comportamentais que se traduzem num estilo de vida mais sustentável no âmbito social, ambiental e económico. É com grande orgulho que a Agência Nacional de Inovação distingue projetos que contribuem para um futuro melhor”, sublinha João Borga, administrador da ANI.
Esta edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, com o mote “O futuro nasce da sustentabilidade”, em linha com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no setor e com a estratégia do Crédito Agrícola, atribui prémios em quatro categorias: Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde e Promoção da Inovação.