PT | EN


Legenda: Foto de família da delegação empresarial e científica, juntamente com o grupo da escola em português para professores de ensino secundário do CERN, a decorrer esta semana. (c) CERN

 

Nos dias 3 e 4 de setembro foi organizada uma missão portuguesa ao CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), promovida pela ANI e por outras entidades (FCT, LIP, MCTES e CERN). Esta missão foi coordenada com a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor, que foi acompanhado pelo Secretário de Estado para a Internacionalização, Professor Eurico Brilhante Dias.

O administrador António Bob Santos e o Industrial Liaison Officer (ILO) José Antão juntaram-se a representantes de outras agências (FCT, IAPMEI, AICEP), universidades e politécnicos, que acompanharam a delegação de 17 empresas, 5 Centros de Interface (CITs) e 2 Laboratórios Colaborativos.

Os trabalhos envolveram apresentações plenárias e visitas a laboratórios e instrumentos, incluindo aos detectores ATLAS e CMS no túnel do Large Hadron Collider (LHC). Realizou-se ainda um total de 21 reuniões entre empresas portuguesas e representantes de grupos científicos e tecnológicos do CERN. A visita, enquadrada na actividade de ILO para o CERN e outras organizações internacionais, teve em vista o aumento do retorno financeiro da participação portuguesa no CERN, através de contratos industriais.

Houve ainda ocasião para aproximar a comunidade de cientistas e técnicos portugueses no CERN das empresas e instituições académicas portuguesas, bem como para homenagear o recentemente falecido professor Gaspar Barreira, histórico representante de Portugal na organização.

06/09/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |