PT | EN


Projeto financiado através do Programa Operacional Centro 2020

Um consórcio constituído pelas empresas portuguesas RI-TE – Radiation Imaging Tecnhologies e Exatronic e pela Universidade de Aveiro está a desenvolver um dispositivo inovador de rastreio à Covid-19 que permite a medição do nível de oxigénio e da temperatura sem contacto humano. O objetivo é que este equipamento seja instalado em locais nos quais é difícil assegurar o cumprimento rigoroso do distanciamento social, como transportes públicos, aeroportos ou centros comerciais.

O projeto TO2, aprovado no âmbito do Aviso 15/SI/2020 (Projetos I&DT em Copromoção), foi apoiado pela ANI, através do Programa Operacional Centro 2020, com o montante de 476 mil euros.

O equipamento projetado por este consórcio pretende identificar precocemente potenciais infetados com Covid-19, permitindo assim diminuir o risco de transmissão comunitária e melhorar a eficácia dos tratamentos. Para além disso, a medição sem contacto previne possíveis contágios internos através do próprio dispositivo.

Com a duração de 10 meses, este projeto conta ainda com o apoio do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, e com dois parceiros espanhóis: o Instituto de Instrumentación para Imagem Molecular (Universidade Politécnica de Valência) e a empresa Insulcloud, SI, pioneira no desenvolvimento de dispositivos para controlo de doenças crónicas.

Saiba mais sobre este projeto

idtcopromocao
25/09/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |