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Tecnologia inovadora está a ser desenvolvida pela empresa Glooma

A SenseGlove é uma luva com sensores, que incorpora algoritmos de Inteligência Artificial (IA), e funciona como uma substituição ao autoexame mamário. O objetivo é aumentar a deteção precoce do cancro de mama e consequentemente as taxas de sobrevivência. A startup Glooma venceu o BfK Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da parceria entre o programa Born from Knowledge (BfK) e os Prémios Empreende XXI.

Um dispositivo médico de pré-rastreio, doméstico e portátil, que, além de detetar alterações no tecido mamário, capacita as mulheres a compreenderem as suas mamas, permitindo-lhes agir mais rapidamente. A SenseGlove funciona em conjunto com a app para o autoexame, através da função de “Lembrete”, que relembra às utilizadoras por e-mail ou notificações no telemóvel a realização do exame doméstico. Fornece ainda todas as informações relativas aos autoexames realizados ao longo do tempo, comparando os resultados e avaliando as alterações ao longo do tempo, para ser mais fácil a apresentação dos resultados ao médico.

A SenseGlove, em conjunto com a app para o autoexame, complementa, mas não substitui consultas de rotina e exames de rastreio e diagnóstico. 

Os sensores detetaram com precisão alterações em 88% das utilizações, com apenas 12% de taxa de falsos positivos, e alcançaram um registo sem falsos negativos, sem o algoritmo de IA e variáveis que afetam a textura do tecido mamário. Atualmente a Glooma já recolheu 236 pacientes e está a trabalhar com quatro hospitais portugueses.

Aliás, a empresa está já a distribuir os seus primeiros pilotos pagos, prevendo registar o produto na FDA no próximo ano, uma vez que o SenseGlove é um dispositivo médico de classe I nos Estados Unidos. Entretanto, e até ao fim deste ano, o plano é aumentar o número de pilotos pagos e terminar o desenvolvimento do produto.

O prémio atribuído pela ANI ao projeto SenseGlove, através do programa BfK Awards, consiste na “Árvore do Conhecimento” e no prémio pecuniário no valor de 2.500 euros. O troféu, a “Árvore do Conhecimento”, relaciona a arte com a tecnologia, expressando os valores da excelência científica e da relevância social e económica.

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 50 projetos e start-ups nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), através do programa BfK.

ANI BfK AWARDS
22/04/2024
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