PT | EN


Documento pretende guiar a rede nos próximos 3 a 5 anos

Como principal objetivo da sua Presidência da TAFTIE (The European Network of Innovation Agencies) em 2020, a ANI liderou a definição da nova estratégia para a missão, a visão e os valores que vão guiar a associação de agências de inovação europeias nos próximos 3 a 5 anos. Este documento visa orientar a gestão da TAFTIE e das suas atividades e promover uma direção conjunta, numa altura em que os ecossistemas de inovação se revelam cada vez mais importantes.

A definição da missão e visão da TAFTIE foi fortemente influenciada pela crise pandémica, que se começou a fazer sentir precisamente no início de 2020, logo no arranque da Presidência da ANI. Para responder a esta crise, as agências de inovação tiveram de preparar novos instrumentos e metodologias de combate à pandemia e de apoio ao tecido empresarial e à sociedade, num contexto que exigia resultados mais rápidos.

Este esforço comum confirmou a necessidade de colaboração entre as diferentes agências que integram a TAFTIE, bem como de definição de uma visão consensual da nova estratégia no final de 2020. A nova missão da TAFTIE passará por servir como fórum de troca de conhecimentos, como plataforma de apoio a ações conjuntas, como ponto de acesso de parceiros externos, bem como por fomentar a cooperação entre as agências de inovação.

O documento que define a nova estratégia da TAFTIE, aprovada em novembro de 2020, foi elaborado pela ANI, pela Luxinnovation, do Luxemburgo, pela Innosuisse, da Suíça, e pela SIEA (Slovak Innovation and Energy Agency), da Eslováquia. Esta última assume agora a presidência da TAFTIE em 2021.

A TAFTIE é uma rede de agências de inovação europeias dedicada a apoiar os seus membros na implementação de políticas de I&D. Fornece treino internacional, permite o acesso a conhecimento de peritos, à cooperação entre pares e a benchmarking. Engloba 32 organizações, entre as quais a ANI, de 28 países europeus. A presidência é rotativa e esteve, em 2020, a cargo da ANI.

Consulte o documento aqui.

taftie
08/03/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |