PT | EN


28 de janeiro de 2021 (10h00), em formato digital

A Agência Nacional de Inovação (ANI) vai organizar, no próximo dia 28 de janeiro, um webinar dedicado ao tema da valorização do conhecimento científico nacional. A atividade e resultados dos Gabinetes e Infraestruturas de Transferência de Conhecimento e as dinâmicas de empreendedorismo científico criadas em Portugal, mais concretamente ao nível da criação de spin-offs e start-ups de base académica, são os temas que deram mote a dois estudos que serão apresentados nesta iniciativa.

O evento terá início às 10h00 e contará com a presença de João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de António Bob Santos, administrador da ANI. Terá ainda lugar uma mesa redonda moderada pela ANI, que contará com a participação de Joana Resende, Pró-reitora da Universidade do Porto, João Barros, founder & CEO da Veniam, e Paulo Infante, Pró-reitor da Universidade Évora.

O primeiro estudo, de “Análise da Atividade dos Gabinetes e Infraestruturas de Transferência de Conhecimento (GITC)”, sistematiza importantes resultados de mapeamento e levantamento de informação sobre indicadores de atividade dos GITC em Portugal, os quais desempenham um papel fundamental na dinamização de conhecimento no sistema de inovação nacional, especialmente na ligação entre a academia e as empresas. Foram auscultadas perto de 100 entidades nacionais, incluindo gabinetes de transferência de tecnologia (normalmente associados a instituições de ensino superior, designados por TTOs académicos), centros de interface tecnológico e parques de ciência e tecnologia sediados em Portugal. Neste trabalho procedeu-se à análise do grau de maturidade do sistema, da sua capacidade crítica, das suas competências e dos modelos de financiamento, entre outros tópicos que serão apresentados neste webinar.

O segundo estudo, de “Análise das Spin-offs e Start-ups Nacionais de Base Académica”, sistematiza os resultados de um mapeamento pioneiro em Portugal das spin-offs e start-ups tecnológicas que teve como principal objetivo conhecer os seus promotores, as suas equipas, os seus fatores de sucesso e as suas fragilidades, bem como as barreiras e dificuldades associadas à sua criação, desenvolvimento e crescimento. No âmbito deste estudo foram ainda desenvolvidos dez estudos de caso de spin-offs nacionais de base académica que atuam na fronteira tecnológica das suas áreas e conseguiram introduzir produtos ou serviços altamente inovadores no mercado.

Enquadrados na Iniciativa Nacional de Transferência de Conhecimento promovida pela ANI, estes estudos visam lançar as bases de um Observatório Nacional que permita melhorar o conhecimento sobre a realidade da transferência, utilização e valorização do conhecimento científico com origem no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN).

Este evento é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Consulte aqui o programa detalhado.

Evento gratuito, mas de registo prévio obrigatório através deste formulário.

Aceda à página do evento aqui.

 

siac
18/01/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias


Relacionado com os eventos