PT | EN


Apresentação de resultados do Projeto SIDENAV

30 de novembro, 13h30, Estuário do Tejo, ao Largo da Base Naval de Lisboa

 

O projeto nº 18012 - SIDENAV visa o desenvolvimento de uma infraestrutura de posicionamento e de navegação de sistemas para operação submarina de grande profundidade e a respetiva demonstração. Utiliza um conceito baseado em landers-satélite recolocáveis e com capacidade de auto mobilidade e grande poder computacional de posicionamento, navegação e comunicação que proporcionará novos meios para explorar o mar profundo.

 

Muitos dos recursos naturais do mar português encontram-se em profundidades superiores a 1500 m. Isto dificulta a sua exploração tanto através de sistemas autónomos como de sistemas teleoperados.

 

O objetivo do projeto é demonstrar a viabilidade de uma aplicação que resulta numa infraestrutura dinâmica e inovadora para o posicionamento e navegação de sistemas para operar no fundo marinho (como por exemplo, sistemas para operações mineiras).

 

O consórcio promotor é constituído por uma empresa, A. Silva Matos - Metalomecânica, S.A., e por quatro entidades não empresariais, INESC TEC, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Ministério da Defesa Nacional-Marinha e Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

 

O projeto foi apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial - Projetos Demonstradores em Copromoção e cofinanciado pelo COMPETE e PO LISBOA, PORTUGAL2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


 

Programa:

13h30 – Receção dos convidados

14h00 – Embarque

No barco:

14h15 – Breve explicação do projeto e do que será demonstrado

14h30 - Participação da demonstração

16h00 – Wrap up

16h30 – Fim do evento e chegada à Base Naval de Lisboa

 

Mais informação

PO Lisboa

23/11/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |